15/11/2019
08:41:54
SinalTV - Canal MEO 500520
01-08-2014
Cultura

Pastel de Chaves e música tradicional folk são os “reis” durante três dias

Pastel de Chaves e música tradicional folk são os “reis” durante três dias
Dias 1, 2 e 3 de agosto, o Jardim Público da cidade flaviense é palco da segunda edição da “Sabores de Chaves - Feira do Pastel”, uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, através da projeção da marca “Sabores de Chaves”, onde o Pastel de Chaves terá lugar de destaque.

A Feira do Pastel surge na continuidade da realização da feira do fumeiro (no primeiro fim-se-semana de fevereiro) e do Folar de Chaves (por ocasião da Páscoa) com o mesmo objetivo prioritário: incentivar o consumo e a comercialização dos produtos típicos e, deste modo, estimular a economia local.

A 4.ª edição do Festival de Música Tradicional Folk de Chaves – Flaviaefest, que se realizará em conjunto com o certame, promete um ambiente único, com a envolvência do rio Tâmega e a Ponte Romana, onde as atuações de grupos de renome internacional, a divulgação da nossa música tradicional e a mostra de novos projetos de música do mundo, se associam à venda, exposição e prova dos “sabores” e da região.
Recorde-se que o Pastel de Chaves, com 152 anos de existência, foi classificado em final de 2012 como produto com Indicação Geográfica (IG), encontrando-se o processo em análise na União Europeia para obtenção, em definitivo, do título de Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A sua produção diária ascende a mais de 25.000 unidades, confecionadas por cerca de três dezenas de empresas locais. A maioria das pastelarias da cidade produz e vende nas suas próprias instalações, estando o produto em franca expansão tendo em conta que já é comercializado em vários pontos do país, sendo o mesmo transportado congelado.
A iniciativa é organizada pela empresa Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB, EIM, SA), em colaboração com a Câmara Municipal de Chaves, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Academia de Artes de Chaves (AAC) e Associação “Chaves Viva”.
Concurso “Pastel de Chaves XXL”
No programa de atividades do certame está prevista a realização de um concurso, sob o mote “Pastel de Chaves XXL”, para a confeção de um Pastel de Chaves em grandes dimensões. O desafio foi lançado aos produtores (pasteleiros) inscritos na feira. O Pastel com maiores dimensões e com proporcionalidade semelhante ao formato original será o vencedor da iniciativa.
Os Pasteis “gigantes” serão apresentados e avaliados por ocasião da cerimónia de abertura (pelas 18h00 de dia 1 de agosto). Depois de apurado o vencedor, os visitantes da feira presentes serão convidados a degustar os produtos apresentados a concurso.
Paralelamente, também no recinto da feira, decorrerá uma demonstração sobre a confeção do Pastel, a cargo de um nutricionista, onde participarão alguns alunos das escolas do concelho e centros educativos. 
Melhores pastéis folhados de Portugal
A história desta iguaria gastronómica remonta ao ano de 1862, quando uma vendedora, cuja origem se desconhece, percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar os flavienses. Com tal escassez, e para satisfação da gula transmontana, a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro terá oferecido uma libra pela receita de tão gostosa iguaria. Perdurando na memória e no paladar, os pastéis acabaram por conquistar um lugar de destaque na gastronomia Nacional. Uma aposta que valeu o epíteto de “melhores pastéis folhados de Portugal”.
O Pastel de Chaves é, deste modo, um símbolo da pastelaria do concelho de Chaves que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena identificar e proteger. 

Fonte: C.M. Chaves

Outras notícias