28/03/2020
08:21:48
SinalTV - Canal MEO 500520
24-03-2020
Sociedade

PAÍS: Ativado Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil

PAÍS: Ativado Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil

Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil foi ativado esta terça-feira e “está já ativo neste momento”.

Devido à pandemia do novo coronavírus foi ativado o Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil, em reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil.

O anúncio foi feito, esta terça-feira dia 24 de março, pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

O plano foi solicitado à Autoridade Nacional, na passada segunda-feira, e aprovado esta manhã na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide e “está ativo neste momento”, referiu Patrícia Gaspar em declarações à agência LUSA.

O Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil é um instrumento de suporte às operações de proteção civil em caso de iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe em Portugal Continental, com vista a possibilitar a unidade de direção das ações a desenvolver, a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação das medidas de caráter excecional a adotar.

Portugal está em estado de emergência desde quinta-feira, dia 19 de março, e assim permanecerá, pelo menos, até às 23h59 de 2 de abril.

 

Fotografia ilustrativa

Sara Esteves

Outras notícias