30/10/2020
15:05:46
SinalTV - Canal MEO 500520
02-01-2020
Sociedade

Pablo Rivera nomeado Secretário-Geral da RIET

Pablo Rivera nomeado Secretário-Geral da RIET

O atual diretor executivo da Eurocidade Chaves-Verín, Pablo Rivera, foi nomeado Secretário –Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET. A RIET foi criada para promover a cooperação transfronteiriça.

A Rede Ibéria de Entidades Transfronteiriças, RIET aprovou por unanimidade a nomeação de Pablo Rivera, Diretor Executivo da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, como novo Secretário Geral da Rede. A decisão foi ratificada pela Assembleia da Eurocidade.

O atual diretor executivo da Eurocidade “recolhe o testemunho” de Xoan Vázquez Mao, que juntamente com a  equipa do Eixo Atlântico, tem estado no comando da Secretaria Geral nos últimos 10 anos.

A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação nasceu em 2009, constituída por organizações autárquicas, empresariais e educativas próximas à fronteira de Espanha e Portugal. A RIET foi criada com o objetivo de promover a cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento sócio-económico nos territórios fronteiriços e de se estabelecer como uma só comunidade diante dos governos da Espanha, Portugal e da União Europeia.

Espanha e Portugal mantêm a fronteira mais longa e estável da Europa, o que torna necessário a “diplomacia”.

“Neste espaço existem problemas, mas também oportunidades de colaboração, em assuntos relacionados com o transporte, o planejamento sanitário conjunto, a partilha de recursos educativos ou o combate conjunto contra os incêndios e, principalmente, a defesa da criação do Corredor Atlântico para garantir, face os governos de Madrid  e Lisboa, o cumprimento dos prazos previstos pela Comissão Europeia como objetivo determinante para a competitividade, crescimento  e coesão da faixa atlântica ibérica”.

Atualmente, a RIET é  formada por oito associações empresariais, 13 entidades transfronteiriças e nove universidades ao longo de toda a fronteira entre Espanha e Portugal.

 

Fonte: Redação com Eurocidade Chaves-Verín

Outras notícias