07/12/2019
21:16:10
SinalTV - Canal MEO 500520
02-12-2019
Cultura

Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves conquista Espanha

Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves conquista Espanha

A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves venceu, no último sábado, o 46º Concurso Internacional de Bandas de Música Villa de Altea, em Espanha. Melanie Martins Gil, foi considerada a melhor solista do concurso.

287 pontos foi a pontuação mais alta da noite num total de 300 pontos. A conquista foi conseguida pela Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, no último sábado em Espanha.

Os cerca de 134 músicos do maestro Luciano Pereira conquistaram o 1º prémio com Menção Honrosa, o Troféu  Sociedade Filarmónica Alteanense  e Prémio Villa de Alte.

Melanie Martins Gil, da Orquestra de Sopros da AAC, foi ainda considerada a melhor solista do concurso, um dos mais importantes eventos de música de banda do mundo.

Em segundo lugar ficou a banda sinfónica Unió Musical de Llíria de Valência (281 pontos) e em terceiro lugar a banda portuguesa de Pevidém, de Guimarães(220 pontos).

A Orquestra Sopros da Academia de Artes de Chaves, dirigida por Luciano Pereira, apresentou a pasodoble "Cien Años de Suspiros”, de Santiago Quinto Serna, “De la Mar” de Francisco José Martínez Gallego e Vénus de las Luces de Suner Oriola.

O júri, composto por Margarita Lorenzo, Pablo Anglés e Jelle Tassyns, valorizou "a qualidade musical interpretativa das audições, os aspectos de afinação, sonoridade, interpretação e técnica, tanto no trabalho obrigatório quanto na livre escolha, bem como o equilíbrio e proporções do modelo orquestral e a escolha de o trabalho livre”.

O 46º Concurso Internacional de Bandas de Música Villa de Altea foi realizado no Palau Altea perante cerca de mil espectadores.

Nesta edição do concurso, intitulada 'Mar de Cultures', o trabalho obrigatório foi  'Symphony number 2 “De la mar”, do compositor  Francisco José Martínez Gallego.

Recorde-se que a banda vencedora de 2019 já havia participado na CIM Villa de Altea em 2016.

 

Atuação da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, no 46º Concurso Internacional de Bandas de Música Villa de Altea

https://www.youtube.com/watch?v=ipJcZoaK9zw

 

Momento de atribuição de Prémios à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves

https://www.youtube.com/watch?v=_9TGb2vUsnY

 

Redação com Academia de Artes de Chaves e Certamen Internacional de Bandas de Música Villa de Altea.

  • Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves conquista Espanha

Outras notícias