24/09/2020
05:20:14
SinalTV - Canal MEO 500520
23-03-2020
Sociedade

Ordem dos Psicólogos lança manual para profissionais de saúde

Ordem dos Psicólogos lança manual para profissionais de saúde

A Ordem dos Psicólogos lançou um manual de “autocuidado e bem-estar dos profissionais de saúde durante a pandemia” COVID-19, numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Expostos a situações de stresse elevado, estes profissionais são “particularmente vulneráveis a sentimentos de medo e ansiedade e ao burnout”. Além da exaustão física, enfrentam outros problemas como a “sensação de insegurança no trabalho”, o medo da infeção e o de ser veículo de transmissão para a família.

Como estão na linha da frente do combate à pandemia do novo coronavírus, os profissionais de saúde enfrentam inúmeros desafios e dificuldades. “É normal sentir medo, frustração, culpa, exaustão ou incapacidade”, lê-se no documento.

Promover o “bem-estar e saúde psicológica” desta classe “é tão importante como cuidar da sua saúde física”. Só assim, adianta o manual, conseguem manter a capacidade de cuidar dos outros.

Entre as medidas apresentadas, o manual sugere que os profissionais garantam as suas necessidades básicas e cuidem de si, através da alimentação, do sono, da hidratação, do exercício físico e de relaxamento, do contacto com familiares e amigos e das atividades de lazer.

“Não se sinta culpado por reservar tempo para si”, destacam os psicólogos, acrescentando que é esse tempo que reduz o risco de erro e também a carga dos colegas.

O documento produzido com o apoio da DGS apresenta, ainda, estratégias para os profissionais de saúde controlarem o ritmo de trabalho, bem como dicas para se sentirem apoiados pelos colegas e para procurarem ajuda em caso de necessidade.

 

 

PSR

Outras notícias