08/12/2019
15:54:57
SinalTV - Canal MEO 500520
15-04-2015
Sociedade

Orçamento Participativo de Chaves apresentado publicamente

Orçamento Participativo de Chaves apresentado publicamente

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 10 de abril, no Auditório Luiz Coutinho, a apresentação pública do Orçamento Participativo (OP) do Município de Chaves para o ano de 2015. 

A sessão contou com as presenças do Presidente da autarquia flaviense, António Cabeleira, bem como dos membros da equipa de coordenação do OP, Fátima Calvão e Alexandra Monteiro.

Coube ao autarca realizar a apresentação desta iniciativa de cariz democrático, que pretende envolver os flavienses e as diferentes organizações da sociedade civil na gestão local. Na sua intervenção, o edil procurou ir ao encontro das dúvidas dos presentes, desafiando-os a ter um papel ativo nas ações de governação do concelho.

No final da sessão de apresentação houve ainda espaço para a simulação de uma submissão de proposta, tendo sido dados todos os passos desde o início do procedimento até à validação da candidatura.

O Orçamento Participativo de Chaves 2015 assume-se assim como um amplo espaço de debate de ideias, onde os cidadãos podem, de maneira responsável, contribuir para as políticas públicas e definição das prioridades para o concelho. Através do OP, os flavienses são convidados a apresentar propostas e a votar nos projetos que pretendem ver postos em prática.

O OP encontra-se dividido em duas fases: a primeira, de 1 de maio a 30 de junho, onde os cidadãos poderão submeter as suas propostas e a segunda, nos meses de setembro e outubro, com a votação das mesmas. A divulgação dos resultados será em outubro.

O Município disponibiliza um montante de 250 mil euros para propostas de requalificação urbanística e construção e/ou requalificação de equipamentos públicos e 50 mil euros para projetos de âmbito social, cultural e desportivo.

Poderão participar nesta iniciativa todos os cidadãos recenseados em Chaves, com idade igual ou superior a 18 anos. Para mais informações, os interessados poderão aceder ao site do OP 2015 http://op.chaves.pt/

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias