09/12/2019
12:07:41
SinalTV - Canal MEO 500520
26-09-2014
Sociedade

Obras no Túnel do Marão arrancam até final do mês

Obras no Túnel do Marão arrancam até final do mês
As obras no Túnel do Marão vão arrancar até final de setembro, afirmou esta semana o secretário de Estado dos Transportes, após a assinatura dos contratos da empreitada, adjudicada por 54 milhões de euros abaixo do valor base.
O governante sublinhou que as Estradas de Portugal e o Estado reuniram as condições necessárias do ponto de vista técnico e financeiro para que a obra pudesse prosseguir. De acordo com os prazos oficiais, prevê-se que as três empreitadas estejam concluídas em finais de 2015, abrindo à circulação no início de 2016.

O deputado Luís Ramos, que tem acompanhado este dossier na Comissão de Economia e Obras Públicas refere que o Governo está a cumprir o calendário com que se comprometeu, o que prova que a conclusão do Túnel do Marão é uma prioridade”.

No decorrer do mês de Maio procedeu-se à abertura e análise das 46 propostas a concurso, tendo sido validadas 31. “Face ao elevado interesse que estas empreitadas suscitaram junto das empresas do sector da construção, o que se traduziu num elevado número de propostas concorrentes, foi possível garantir uma redução de 27% relativamente às estimativas iniciais de custos. O valor de investimento totaliza os 146,4 milhões de euros, o que representa uma poupança de 54,9 milhões de euros”, conclui o deputado Luís Ramos.

Lembramos que falta construir o troço do lado nascente entre Parada de Cunhos e a entrada nascente do Túnel, o troço do lado poente entre a saída do lado poente e Amarante, além da conclusão da abertura do túnel sob a serra do Marão.

Fonte: Notícias de Vila Real

Outras notícias