20/11/2019
21:56:22
SinalTV - Canal MEO 500520
12-06-2014
Cultura

O pai de Calvin e Hobbes volta a desenhar

O pai de Calvin e Hobbes volta a desenhar
Bill Watterson, o desenhador que inventou a tira Calvin e Hobbes, voltou ao cartoon. Desde 1995 que não o fazia.
Este regresso de Bill Watterson é muito discreto e vem apenas na forma de colaboração. Watterson decidiu partilhar o espaço editorial de um amigo também cartunista. Stephan Pastis tem vindo a ganhar nome com a sua tira Pearls Before Swine que já é famosa no meio criativo e que conta com vários livros publicados.

Pastis tinha tentado conhecer Watterson, que já admirava, mas não conseguiu. De seguida este fez um cartoon em que o homenageava e citava Calvin e Hobbes, tendo logo de seguida optado por enviar a tira a Watterson, sem esperar sequer por resposta. Mas esta veio, e deixou Pastis muito surpreendido. É este que conta que , quando o autor de Calvin o abordou no sentido de trabalharem juntos, a sua resposta foi: “Querido Bill, farei qualquer coisa para que isso aconteça, incluindo pegar fogo ao meu cabelo”. O texto em que Pastis descreve as conversas e o processo criativo com Watterson é, em si mesmo, um produto artístico que merece ser lido.

O processo concluiu-se com um conjunto de cartoons em que uma personagem, a adolescente Libby, se apodera do quadrado central da tira de Pastis e o desenha a seu gosto – sendo que a adolescente Libby é Bill Watterson, como reconhecerá quem aprecia o desenho do autor. 

Fonte: observador.pt

Outras notícias