04/08/2020
17:46:12
SinalTV - Canal MEO 500520
02-08-2020
Sociedade

NACIONAL: Sextortion? O que fazer e como prevenir

NACIONAL: Sextortion? O que fazer e como prevenir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá a conhecer um esquema de extorsão para que se mantenha em segurança.

A tentativa de extorsão com base na ameaça de publicação de imagens falsas com teor sexual da vítima está a aumentar.

A GNR alertou para a situação de perigo que uma amizade virtual pode causar ao acabar em chantagem. A tentativa de extorsão acontece com uma partilha de imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual com a pessoa errada, os quais podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação. A este esquema é chamado SEXTORTION.

Para que não seja vítima a GNR pede para que não tenha material íntimo no teu telemóvel, uma vez que esse conteúdo pode ser acedido por terceiros e facilmente divulgado.Não partilhe conteúdos privados, principalmente com estranhos e não publique fotos íntimas nas redes sociais, pois estas podem vir a ser utilizadas por terceiros.

No caso de ser vítima, não tenha vergonha em reportar às autoridades, não pague a quantia exigida, não fale mais com esse “amigo virtual” e bloqueia-o das tuas redes sociais, não apagues as conversas e imagens, pois podem servir de prova para identificar os agressores. Alerte o administrador da rede social para o informar que essas imagens ou vídeos foram publicados sem o seu consentimento e para que sejam eliminados.

Outras notícias