01/04/2020
23:21:57
SinalTV - Canal MEO 500520
17-12-2019
Cultura

Nº 59 da Revista Aquae Flaviae integra novo espaço de memórias passadas

Nº 59 da Revista Aquae Flaviae integra novo espaço de memórias passadas

O Grupo Cultural Aquae Flaviae apresentou, na última sexta feira, na Biblioteca Municipal de Chaves, a edição Nº 59 da sua politemática Revista, que integra uma nova componente “para recordar”.  A fundação da “Escola Industrial e Comercial Dr. Júlio Martins” e dos “Bombeiros de Chaves” estão em destaque nesta edição.

O Presidente da autarquia, Nuno Vaz, presente na sessão de apresentação da nova edição, reconheceu o trabalho desenvolvido, desde 1989, pelo Grupo Cultural Aquae Flaviae e seus colaboradores, que, ao longo dos tempos, têm contribuído para construção de “uma revista histórica e de uma enorme relevância cultural para o território”.

Para a Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, esta publicação visa “reconhecer e divulgar as comparticipações de prestigiados autores e colaboradores”. Esta edição conta com um novo espaço, intitulado “Para Recordar”, que será incorporado nas seguintes edições, “que irá reproduzir memórias do passado e prestar homenagem a associados do Grupo Cultural já falecidos”.

A oradora convidada para esta sessão, Helena Gonçalves Pinto, conceituada investigadora da Universidade Nova de Lisboa, apresentou a primeira temática desta edição, um estudo da sua autoria sobre “As Águas Campilho – A Fonte Termal como templo para a água”, iniciando a sua colaboração com esta Revista e cuja contribuição se divulga nesta obra. A apresentação deste estudo em Chaves foi considerado pela autora como bastante oportuna, tendo em conta o recurso hídrico histórico tão relevante na região.

A presente edição, para além da biografia do notável escritor flaviense Reis Ventura, inclui diversos estudos temáticos, como a Viagem de Circum-Navegação, Vilar de Perdizes e Mosteiro de Santa Maria das Júnias, assim como Nótulas de Ribeira de Pena.

Redação com CM Chaves

  • Nº 59 da Revista Aquae Flaviae integra novo espaço de memórias passadas

Outras notícias