20/10/2019
03:45:45
SinalTV - Canal MEO 500520
22-06-2016
Sociedade

Município reúne Conselho Local de Ação Social em Chaves

Município reúne Conselho Local de Ação Social em Chaves

Teve lugar no passado dia 17 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal, mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), onde o executivo municipal esteve representado pelo Vereador, João Neves.

Na reunião, o Centro de Respostas Integradas (CRI) de Vila Real, representado por Eva Madeira, e acompanhada por Ana Tavares, responsável técnica da Divisão para a Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (CAD) da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), procedeu à apresentação da metodologia seguida para a elaboração do Plano Local de Intervenção nos CAD. Foi assim solicitada a colaboração e contributos dos parceiros da rede social para a elaboração do diagnóstico e priorização dos problemas identificados, uma vez que estes possuem um conhecimento local mais profundo do território.

Na apresentação, o CRI de Vila Real foi feita ainda referência a alguns dados publicados a nível nacional, regional e local, identificando determinados problemas relacionados com os Comportamentos Aditivos e Dependências no concelho de Chaves, nomeadamente o consumo de substâncias lícitas e ilícitas nos jovens, como o álcool e o tabaco, bem como o consumo de estupefacientes e álcool nos adultos.


Num segundo momento da reunião, a Câmara Municipal deu conhecimento às entidades presentes sobre as atividades a desenvolver para a prevenção da diabetes, em parceria com as unidades de saúde locais e a Escola Superior de Enfermagem, no âmbito do projeto nacional “Não à Diabetes”.  Trata-se de um projeto da responsabilidade da Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, no qual cada município deverá fazer o rastreio de 25 por cento da sua população adulta e encaminhar os indivíduos identificados como potencialmente diabéticos ou pré-diabéticos para as unidades de saúde locais, de modo a frequentar programas educativos ou atividades que promovam a adoção de estilos de vida saudáveis.

Portugal é o país europeu com a taxa mais elevada de portadores de diabetes, sendo que mais de 1 milhão de indivíduos tem esta doença, embora quase metade deste número desconheça ser portador da mesma, pelo que se reveste de extrema importância o seu diagnóstico.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM Chaves

  • Município reúne Conselho Local de Ação Social em Chaves
  • Município reúne Conselho Local de Ação Social em Chaves

Outras notícias