15/10/2019
16:48:04
SinalTV - Canal MEO 500520
09-07-2014
Sociedade

Município promoveu campanha de educação ambiental junto dos clientes de algumas superfícies comerciais de Chaves

Município promoveu campanha de educação ambiental junto dos clientes de algumas superfícies comerciais de Chaves
Sob o mote “Eu QUERO Reutilizar!”, o Município de Chaves, em parceria com o Hipermercado E. Leclerc e Pingo Doce, promoveu durante dois dias (2 e 3 de Julho) uma campanha de informação e sensibilização ambiental, tentando sobretudo consciencializar os consumidores para as problemáticas ambientais e de saúde decorrentes da excessiva produção de resíduos, nomeadamente sacos de plástico descartáveis, que se tem vindo a verificar a nível mundial. 

A iniciativa englobou várias ações como a elaboração de questionários e a oferta de sacos reutilizáveis aos consumidores das superfícies comerciais aderentes, contribuindo desta forma, não só para o aumento do ciclo de vida dos produtos, como também para verificar os hábitos de consumo. Dos quase 200 inquiridos, aferiu-se a aceitação da utilização de sacos reutilizáveis para o transporte das compras, sendo que, pela hora do almoço, o Pingo Doce tinha já oferecido os 500 sacos reutilizáveis que se comprometeu a oferecer durante o “Dia Internacional Sem Sacos Plásticos”, comemorado no transato dia 3 de Julho.
O E. Leclerc também contribui com uma palete de sacos plásticos reutilizáveis aos seus consumidores, ao longo de todo o dia em que se comemorou a iniciativa internacional.

Visível, foi a crescente consciência ecológica dos consumidores, que começam a pensar em alternativas ao uso dos sacos de plásticos descartáveis fornecidos gratuitamente que, na sua maioria servem outros fins como por exemplo o acondicionamento de lixo doméstico, acabando em aterro sanitário, bem como abandonados na natureza, contribuindo para a degradação do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos.

Outras notícias