25/05/2020
00:58:20
SinalTV - Canal MEO 500520
17-06-2014
Sociedade

Município promove ação "Eu QUERO reutilizar!"

Município promove ação Eu QUERO reutilizar!
A Câmara de Chaves vai participar no “Dia Internacional Sem Sacos Plásticos”, um evento de carácter anual, que pretende envolver a comunidade nas temáticas de prevenção da produção de resíduos e de utilização racional dos recursos naturais.

Sob o mote “Eu QUERO reutilizar!”, a iniciativa visa fomentar a utilização de outros modos de transporte das mercadorias/produtos/géneros alimentícios, em vez dos tradicionais sacos de plástico de uma única utilização, que na sua grande maioria, são encaminhados para aterro sanitário ou abandonados no ambiente, após finalizarem o seu ciclo de vida.

Recorde-se que o Dia Internacional Sem Sacos Plásticos é uma ação de carácter internacional, cujo objetivo é o de sensibilizar a população para a redução da utilização de sacos de plástico descartáveis nas superfícies comerciais. Considerando o sucesso e os reflexos que a iniciativa tem tido a nível europeu desde a sua primeira edição, bem como a participação de várias organizações internacionais nesta iniciativa, foi estipulado o dia 3 de julho como a data para a sua comemoração.

O fabrico de sacos de plástico é feito com recurso a combustíveis fósseis que contribui não só para a rarefação dos recursos naturais, como também para o aumento de fenómenos poluentes, uma vez que tal processo implica a libertação de efluentes.

A participação do Município nesta iniciativa internacional enquadra-se nas políticas de prevenção da produção de resíduos, com o objetivo principal de alertar os consumidores para a adoção de práticas mais sustentáveis, em benefício do ambiente e da saúde pública, nomeadamente através da utilização de sacos reutilizáveis ou outro modo de transporte de compras, como por exemplo, os tróleis, que facilitam o transporte de objetos mais pesados.

A autarquia vai promover ações de sensibilização ambiental junto dos consumidores e grandes superfícies comerciais da cidade aderentes que promovam a distribuição de sacos plásticos junto dos consumidores. O hipermercado E. Leclerc foi o primeiro a aderir à iniciativa, que irá premiar os munícipes com a oferta de sacos de plástico reutilizáveis, nas compras efetuadas ao longo do “Dia Internacional Sem sacos Plásticos”, dia 3 de julho. 

Fonte: Câmara Municipal de Chaves

Outras notícias