24/09/2020
04:20:25
SinalTV - Canal MEO 500520
22-12-2014
Sociedade

Município promove ação de formação sobre boas práticas nos refeitórios escolares

Município promove ação de formação sobre boas práticas nos refeitórios escolares
Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, o Município de Chaves, em parceria com as equipas de saúde escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) dos Centros de Saúde nº 1 e 2, e com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, promoveu uma ação de formação relacionada com a alimentação dos alunos do concelho.
A exemplo dos anos anteriores, a iniciativa dirigiu-se às funcionárias e colaboradoras afetas aos serviços de refeitório dos Jardins de Infância, 1º, 2º e 3º Ciclos dos três Agrupamentos de ensino do concelho.
 
“Alimentação saudável”, “Higiene e segurança alimentar” e o “Papel do pessoal trabalhador/colaborador dos refeitórios escolares” foram os três módulos abordados na referida ação formativa.

A formação surge no sentido de melhorar o desempenho do pessoal colaborador dos refeitórios escolares, tendo em conta que a alimentação saudável não depende apenas da qualidade da matéria-prima alimentar, mas de um vasto leque de atitudes e procedimentos, como os bons hábitos alimentares dos alunos e o cumprimento de um conjunto de regras de todos os intervenientes na refeição escolar. Na dimensão educativa, o refeitório escolar constitui um importante complemento da sala de aulas.

A ação de formação teve lugar no Centro Escolar de Santa Cruz/Trindade, tendo contado com 45 formandos. A lecionar estiveram uma enfermeira da equipa de saúde escolar, um técnico de saúde pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, uma psicóloga do Agrupamento de Escolas, Dr. Júlio Martins e um nutricionista da Empresa Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Chaves

Outras notícias