23/02/2020
07:16:09
SinalTV - Canal MEO 500520
04-03-2015
Cultura

Município de Montalegre promove concelho em Ourense

Município de Montalegre promove concelho em Ourense

O município de Montalegre marca presença, até domingo, na 16.ª edição do salão internacional de turismo gastronómico de Ourense (Espanha). Oportunidade para promover eventos como a próxima "Sexta 13" (Março) e a prova mundial de rallycross (24 a 26 abril).

De hoje até domingo, a Câmara Municipal de Montalegre promove o concelho no 16.º salão internacional de turismo gastronómico de Ourense, Espanha. O evento, designado como Xantar 2015, reúne milhares de pessoas ao longo dos cinco dias do certame. Esta aposta da autarquia é explicada pelo vice-presidente da autarquia como uma alavanca para o estreitar de relações internacionais: «a vizinha Galiza, neste caso representada pelo município de Ourense, tem vindo a estreitar laços com Montalegre. A própria Rádio Montalegre faz habitualmente a divulgação dos eventos que ocorrem neste espaço da Expourense. Este ano tentamos ter uma presença forte e concreta para que possam surgir possíveis parcerias e ligações».
 
MERCADO DE AFIRMAÇÃO
 
Uma aposta, defende David Teixeira, que pode ser enquadrada sob vários ângulos: «é mais fácil chegar a Ourense do que ao Grande Porto...Ourense terá brevemente TGV e tem 160 mil pessoas com hábitos culturais, de viajar, sendo um mercado muito importante para Montalegre se afirmar». O edil sublinha a importância da «criação de redes e parcerias internacionais» vitais «para que haja uma vida longa e de sucesso na forma como se faz o desenvolvimento de regiões de baixa densidade». David Teixeira faz questão de referir que a divulgação da prova do Campeonato do Mundo de Rallycross (24 a 26 abril) «será o elemento âncora desta presença». No entanto, esclarece, «não podemos esquecer que a "Sexta 13" nasceu de uma ligação entre o padre Fontes e o Bruxo Queiman».
 
SIMULADOR COMO COQUELUCHE
 
David Teixeira contextualiza esta parceria: «este é um evento muito querido na vizinha Galiza. Queremos fazer um pouco de festa e dar algum retorno à forma simpática como nos convidaram para estarmos presentes. Deixamos o convite a todos os montalegrenses e apaixonados pela pista automóvel para visitarem o certame. Vamos ter um stand acolhedor que representa os melhores momentos da prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, com algumas fotografias que possam dar a ideia da festa grandiosa que se vive durante três dias em Montalegre». Na mesma linha, o vice-presidente desvenda o que podemos encontrar: «a coqueluche será um simulador com a pista automóvel de Montalegre para que os aficionados possam fazer um conjunto de voltas ao circuito. No domingo serão divulgados os prémios para os três melhores tempos, com entradas grátis. O primeiro é um lugar na bancada Vip, o segundo, um lugar na bancada da joker-lap e o terceiro prémio corresponde a um lugar nas bancadas laterais». O objetivo «é que estes premiados sirvam de mensageiros desta grandiosa prova que promove a região para muitos países do Mundo no mês de abril», remata.

Fonte: Câmara Municipal de Montalegre

Outras notícias