28/03/2020
13:27:12
SinalTV - Canal MEO 500520
03-12-2014
Cultura

Município de Chaves lança dois concursos de investigação destinados aos jovens para promover e salvaguardar os desportos e jogos tradicionais

Município de Chaves lança dois concursos de investigação destinados aos jovens para promover e salvaguardar os desportos e jogos tradicionais
O Município de Chaves, único representante de Portugal no projeto “European Medieval Sports & Street Games Network” (GaMES.Net), lançou recentemente dois concursos de investigação, destinados a jovens entre os 16 e os 25 anos, com o intuito de promover e salvaguardar os desportos e jogos tradicionais. Um dos concursos é de âmbito europeu e o outro de âmbito local.
Para o Município de Chaves, estudar os princípios e valores dos desportos e jogos tradicionais com a participação e envolvimento dos jovens é fundamental para aumentar a consciência da identidade cultural e tradicional de cada região, país ou território, permitindo assim a recuperação e salvaguarda das suas manifestações etnográficas.
 
No âmbito do “Concurso Europeu GA.M.E.S@E.U.”, os jovens deverão apresentar um trabalho de investigação, de acordo com os objetivos, metas e temas do concurso, conforme descrito no regulamento do mesmo, disponível no sítio Web do projeto, em www.gamesnetproject.eu.
 
O concurso está dividido em duas categorias (grupos de jovens entre os 16 e 19 anos e entre os 20 e 25 anos), podendo participar grupos de 2 (no mínimo) a 4 (máximo) elementos, devendo ser residentes num dos países envolvidos no projeto.
 
Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição, disponível no sítio Web do projeto, até dia 31 de dezembro. Posteriormente, os trabalhos deverão ser submetidos, em inglês e português, no mesmo sítio Web, até 31 de março de 2015.
 
“O papel dos jogos e desportos tradicionais para a salvaguarda do património cultural europeu e para a construção de um futuro melhor para a Europa” é o tema transversal do concurso, que visa “consciencializar e incentivar os jovens a aprender desportos e jogos tradicionais, envolvendo-os na pesquisa de origens e valores comuns”.
 
Para cada uma das duas categorias, o grupo vencedor receberá um prémio monetário de 1000€, valor que será dividido em partes iguais entre todos os elementos do grupo. A classificação final do concurso será publicada no sítio Web oficial até ao dia 30 abril de 2015. Durante o último dia do evento principal "European Ga.M.E.S. Days", que terá lugar em Narni, Itália, nos dias 23 e 24 de maio de 2015, o Comité de Avaliação irá anunciar os resultados do concurso numa cerimónia de entrega de prémios. Os grupos vencedores serão convidados a participar na cerimónia através de uma ligação de Internet via streaming.
 
 
“Concurso Local GA.M.E.S@E.U.”
Paralelamente ao Concurso Europeu, a Câmara de Chaves irá realizar o “Concurso Local GA.M.E.S@E.U.”
 
O mesmo rege-se pelas normas estabelecidas no regulamento do Concurso Europeu, com exceção dos seguintes pontos: os grupos concorrentes ao Concurso Local deverão também participar no Concurso Europeu; a inscrição para o Concurso Local deve ser feita em www.chaves.pt até dia 31 de dezembro de 2014; os grupos concorrentes ao Concurso Local devem submeter o trabalho de investigação, em português, em www.chaves.pt, até 31 de março de 2015; o prémio será de 400€ para cada categoria; durante as fases de avaliação, será dada prioridade a grupos "transfronteiriços", constituídos por jovens residentes em Chaves e Verín; a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá num evento final local de demonstração de jogos populares, a realizar em maio.
 
No âmbito do projeto “GaMES.Net” pretende-se promover e salvaguardar os desportos e jogos tradicionais na Europa e os seus valores comuns, que formam parte do Património Material Intangível e que são um importante símbolo da identidade cultural das sociedades europeias.
 
O projeto “European Medieval Sports & Street Games Network” (GaMES.Net), coordenado pela Federação Italiana de Jogos e Desportos Tradicionais, é constituído por 14 sócios de 8 países diferentes, Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Itália, Malta, Portugal e República Checa, contando com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Câmara Municipal de Chaves

Outras notícias