09/12/2019
03:54:37
SinalTV - Canal MEO 500520
21-11-2014
Sociedade

Município de Chaves implementa projeto de intervenção psicossocial com idosos

Município de Chaves implementa projeto de intervenção psicossocial com idosos

A Câmara Municipal de Chaves vai implementar, no próximo mês de janeiro, um Projeto de Intervenção Psicossocial com Idosos, sob o mote “Idoso Feliz”, que visa combater a solidão e o isolamento, bem como promover o envelhecimento saudável e ativo. Ao mesmo tempo, o projeto “Idoso Feliz” pretende melhorar a qualidade de vida e a autoestima da população mais envelhecida. No passado dia 18, a iniciativa foi apresentada aos parceiros locais, para que todos em conjunto possam abraçar esta causa.

Além de prestar todo o apoio a nível de cuidados primários de saúde e de promover a ligação interpessoal, bem como fortalecer laços de amizade e relações sociais, esta intervenção psicossocial junto da população mais envelhecida tenciona igualmente estimular a psicomotricidade, incentivar a participação e potenciar a inclusão social, contribuindo assim para retardar ou evitar a institucionalização destas pessoas.

A autarquia flaviense entende que envelhecer é um processo natural, não significando que o idoso esteja privado à ausência de saúde ou à falta de acesso aos meios necessários que possibilitem o usufruto de qualidade de vida. Uma vez que a promoção dos direitos e proteção das pessoas idosas deve garantir o seu bem-estar, dignidade e qualidade de vida, surge este projeto que está organizado e estruturado em termos de intervenção comunitária no sentido de garantir uma velhice bem-sucedida, procurando como meta um estilo de vida saudável e ativo.

Este é um projeto piloto da autarquia, que inicialmente irá funcionar num dos quatro bairros sociais do concelho (no Bairro Social dos Aregos), podendo depois alargar-se, mediante o sucesso que esta iniciativa possa vir a ter.

Estes idosos contarão com o apoio técnico de psicólogos, educadores sociais, voluntários, bem como das famílias colaboradoras do referido bairro.

Fonte: C.M. Chaves

Outras notícias