28/03/2024
07:18:36
SinalTV - Canal MEO 500520
19-03-2014
Desporto

Município de Chaves é o único representante de Portugal no projeto

Município de Chaves é o único representante de Portugal no projeto
O Município de Chaves assinou, na passada segunda-feira, dia 17 de março, um acordo de parceria com a Federação Italiana de Jogos e Desportos Tradicionais, que confirma a participação da autarquia flaviense no projeto “European Medieval Sports & Street Games Network” (Ga.M.E.S.Net), depois de ter sido aprovado pela Unidade de Desporto da Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia em dezembro de 2013, contando com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto “European Medieval Sports & Street Games Network” (GaMES.net) será coordenado pela referida Federação Italiana e é constituído por 14 sócios de diferentes pontos da Europa. Instituições da Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Itália, Malta, Portugal e República Checa irão dinamizar atividades e ações de desenvolvimento local, com o intuito de promover e salvaguardar os desportos e jogos tradicionais na Europa e os seus valores comuns, que formam parte do Património Material Intangível e que são um importante símbolo da identidade cultural das sociedades europeias.
O projeto tem três vertentes distintas, todas importantes para a proteção e promoção dos desportos e jogos tradicionais. Em primeiro lugar, vai ser criado um fórum comum, onde serão partilhadas experiências e ideias entre os parceiros participantes. Nesse sentido, será criada uma página web do projeto em todos os idiomas oficiais da União Europeia, onde serão expostas as atividades e programas realizados pelos diferentes parceiros envolvidos. Em segundo lugar, a promoção e divulgação está marcada como prioridade. Além das novas tecnologias, a publicação de material informativo em diversos meios de comunicação e atividades de promoção nos meios de comunicação são as linhas a serem seguidas pela rede. Finalmente, especial ênfase vai ser dada à introdução dos jogos tradicionais nas escolas. A participação dos mais jovens é fulcral para a recuperação e salvaguarda destas manifestações etnográficas. 
Deste modo, pretende-se desenvolver ações de formação de treinadores desportivos, professores de educação física em escolas, a inclusão dos jogos tradicionais no currículo dos centros escolares e a organização de competições para os alunos em diferentes níveis de ensino.

O Município de Chaves, único representante de Portugal no projeto, contará com a participação das coletividades locais, na promoção e divulgação dos jogos tradicionais da região transmontana, como por exemplo, o Jogo do Sapo, Jogo da Malha, Jogo da Paulada ao Cântaro, Jogo da Corrida de Sacos, Tração à corda, entre outros.
O projeto terá uma duração de 16 meses, tendo iniciado no passado dia 15 de março, e culminará em junho de 2015 com a participação de uma delegação de Chaves no evento “European GAMES Day”, em Narni (Região de Umbria, Itália), enquadrado no programa de eventos da Exposição Universal de Milão.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CMC

Outras notícias