08/04/2020
20:48:14
SinalTV - Canal MEO 500520
30-11-2015
Sociedade

Município de Chaves adere ao Dia Internacional das Cidades pela Vida que se comemora hoje

Município de Chaves adere ao Dia Internacional das Cidades pela Vida que se comemora hoje

O Município de Chaves aderiu ao “Dia Internacional Cidades pela Vida - Cidades Contra a Pena de Morte", que se assinala hoje (30 de novembro), a convite da Comunidade de Sant'Egídio e da Amnistia Internacional Portugal.

Sendo a Amnistia Internacional Portugal um dos parceiros envolvidos nesta celebração, o Grupo Local 36 de Chaves, irá promover hoje algumas iniciativas, entre as quais a colocação de uma faixa alusiva à data no edifício da Biblioteca Municipal, que será também iluminado como ato simbólico, e a realização de uma vigília na Praça General Silveira, pelas 18h00.
 
Recorde-se que este evento surgiu pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant'Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da História, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Desde 2007, esta iniciativa conta com o apoio da Coligação Mundial contra a pena de morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.
 
Desde 2002, mais de 2000 cidades no Mundo já se declararam "Cidades pela Vida" e estão empenhadas na abolição da pena de morte, tornando este dia numa ocasião importante para despertar a consciência e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que não incite à morte e respeite a vida. Hoje, depois de vários anos de ações civis e esforços diplomáticos, há 141 países abolicionistas e 57 países que ainda mantêm a pena capital.
 
O Dia Internacional das Cidades pela Vida - Cidades contra a pena de morte constitui, juntamente com o Dia Mundial contra a Pena de Morte, a 10 de Outubro, a maior mobilização global moderna, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte.

Fonte. Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias