25/05/2020
01:48:51
SinalTV - Canal MEO 500520
13-09-2016
Sociedade

Município de Boticas procura indemnizar as populações afetadas pelos incêndios

Município de Boticas procura indemnizar as populações afetadas pelos incêndios

Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas, contactou com os diferentes ministérios com tutela neste setor e reuniu-se com os presidentes de junta e representantes dos conselhos diretivos, de forma a fazer um levantamento mais preciso dos prejuízos causados pelos incêndios, que afetaram o concelho. 

Alguns técnicos do município dirigem-se, esta semana, até às aldeias onde as chamas lavraram, e junto dos agricultores e das populações procuram fazer o levantamento dos prejuízos.
Os incêndios, que aconteceram na semana passada, consumiram cerca de dois mil hectares e praticamente 50% da área florestal do concelho de Boticas. 
Fernando Queiroga, explica que "o Município procurará avançar rapidamente na ajuda a todos os agricultores e populações afetadas. É urgente garantir indemnizações aos lesados por este incêndio e procurar restabelecer rapidamente o potencial produtivo, assegurando, por exemplo, os meios necessários para poder fazer face à alimentação do gado, já que para além das pastagens terem ardido perderam-se também muitas forragens destinadas à alimentação dos animais. E temos que avançar também com a recuperação da área ardida, até porque há muitos trabalhos de consolidação da floresta que é necessário efetuar rapidamente, antes da chegada das primeiras chuvas, porque a floresta, depois deste incêndio, se encontra completamente desprotegida e há muitos perigos há espreita. Atrás do incêndio há outras calamidades que podem surgir”.

Em Boticas, o incêndio teve incío, na passada segunda feira, em Codessoso e alastrou-se à localidade de Torneiros. Só no início da tarde de quarta feira é que o incêndio foi dado como dominado. No local estiveram cerca de 300 operacionais apoiados por 90 meios terrestres e um meio aéreo. 

 

Redação

Outras notícias