04/08/2020
23:42:09
SinalTV - Canal MEO 500520
09-11-2015
Sociedade

Mostra Gastronómica com eventos para todos os gostos

Mostra Gastronómica com eventos para todos os gostos

A Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar atraiu muita gente aos diversos eventos culturais, desportivos e de lazer que decorreram no fim de semana (7 e 8 de novembro). 

Os concursos de melhor apanhador de castanhas e os cantares tradicionais animaram as tardes de sábado e domingo. O melhor júnior a apanhar castanhas foi João Adão (3,110kg em dois minutos) e o melhor adulto foi Humberto Gomes (5,750kg em dois minutos). O vencedor da maior castanha foi Gonçalo Marques.
Na gastronomia, foram servidas centenas de refeições nos 15 restaurantes aderentes com o cabrito assado e a míscarada a serem os pratos mais procurados. Os locais de restauração foram decorados a preceito e os grupos de concertinas prestaram uma boa animação musical. 
As atividades ao ar livre foram bem-sucedidas tendo como cenário natural o monte e os cogumelos e as castanhas em especial. Na apanha de cogumelos, organizada pela Academia Gastronómica e Cultural da Micologia, participaram cerca de sessenta pessoas que ainda puderam visitar uma unidade de produção. No domingo, perto de 170 motociclistas participaram no rompe trilhos da castanha, através do Moto Clube do Corgo. E na caminhada da castanha, impulsionada pelo Grupo de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar, participaram cerca de 120 pessoas.
O concerto de Luis Portugal chamou muita gente ao mercado municipal onde decorreu a feira do cogumelo e produtos do outono. Os expositores puderam escoar cogumelos, castanhas e outros produtos locais. As associações Aguavelames e Acrepes, no sábado e domingo, respetivamente, deram espetáculos musicais no recinto da feira. Aqui, também brilhou Bruno Fradeira com uma demonstração de cozinha ao vivo que atraiu muitos apreciadores de gastronomia ao showcooking temático: cabrito, castanhas e cogumelos.

Fonte: Gabinete de Comunicação da CM de Vila Pouca de Aguiar

  • Mostra Gastronómica com eventos para todos os gostos

Outras notícias