21/02/2020
10:15:27
SinalTV - Canal MEO 500520
14-02-2020
Sociedade

MONTALEGRE: Padre Fontes | "Alma Mater" - 80 Anos

MONTALEGRE: Padre Fontes | "Alma Mater" - 80 Anos

No próximo dia 22, pelas 16 horas, o Ecomuseu de Barroso assinala os 80 anos do padre Fontes com a abertura da exposição permanente Alma Mater que vai mostrar uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão.

O projeto tem como objetivo dar a conhecer a figura ímpar de António Lourenço Fontes. Trata-se de uma visão biográfica que acompanha o trajeto de vida do mais importante e estimado barrosão do nosso tempo. A vertente humana e religiosa, a veia jornalística e literária, bem como o seu trabalho antropológico e etnográfico entrecruza-se de forma subtil, desvendado um homem que é, essencialmente, um provocador e um agitador de consciências.

Alma Mater procura desconstruir a imagem esotérica, muitas vezes relacionada com o padre Fontes, revelando, no discurso expositivo, aspetos da sua vida até hoje praticamente desconhecidos e/ou desvalorizados pelo público em geral. Partindo deste pressuposto, a exposição pretende demonstrar a amplitude e, não raras vezes, a originalidade e o vanguardismo quer do seu pensamento, quer das suas ações. Com efeito, a natureza profética de muitas das suas ideias encontra, nos dias de hoje, uma ressonância inegável. Mais do que propor uma exposição ilustrativa, Alma Mater pretende transmitir às novas gerações de Barroso o valor intrínseco do seu território, uma espécie de contaminação identitária que perpetue o Amor, o Respeito e o sentido de Pertença pela cultura galaico-barrosã.

 

PSR

Outras notícias