15/08/2020
19:43:30
SinalTV - Canal MEO 500520
30-07-2020
Cultura

MONTALEGRE: Cabril mantém tradição ligada ao centeio

MONTALEGRE: Cabril mantém tradição ligada ao centeio

Conselho Diretivo dos Baldios de Cabril vai realizar a malhada e a carrejada do centeio nos "Currais de Lagoa". Estas práticas agrícolas têm sido preservadas pelos populares para valorização da cultura da região.

O centeio é semeado em setembro, após a descida dos animais para as aldeias. A semente hiberna no inverno e desperta na primavera. Em agosto, o centeio está pronto para ser segado e posteriormente malhado nas eiras naturais da serra.

A atividade da segada já foi concluída sendo que, o Conselho Diretivo de Baldios de Cabril prepara-se agora para cumprir a malhada no dia 8 de agosto em Cabril.

Depois desta atividade agrícola é necessário trazer a semente, a palha, o colmo, as alfaias, os potes e todos os materiais que antes foram carregados. Tudo serra abaixo, às costas de homens, mulheres e animais, num percurso designado “carrejada”.

A carrejada do centeio é uma tradição secular na Serra do Gerês recuperada pela entidade Baldios de Cabril.

Esta ação aparece no âmbito do projeto Carrejadas, iniciado em 2018, com o apoio do programa EDP Tradições. Uma ação comunitária agrícola que conta com o apoio da Câmara de Montalegre e com a colaboração da comunidade local.

As inscrições estão abertas até dia 6 de agosto e dadas as circunstâncias atuais, a atividade destina-se exclusivamente à população local.

  • MONTALEGRE: Cabril mantém tradição ligada ao centeio

Outras notícias