08/12/2019
23:18:08
SinalTV - Canal MEO 500520
22-06-2015
Sociedade

Montalegre Alert - Ao serviço de todos!

Montalegre Alert - Ao serviço de todos!

Reportar um buraco na rua, um poste sem iluminação, ou fazer uma outra reclamação é agora mais fácil para os munícipes do concelho de Montalegre

A partir de agora contactar com o município de Montalegre passa a ser mais fácil. No sítio do município existe o Montalegre Alert, um sistema de alertas pioneiro que permite ao cidadão reportar, de forma fácil no dia-a-dia, pequenos problemas, desde a rede viária, na rede de águas, iluminação pública, na recolha de resíduos, na limpeza urbana, etc., sendo os respetivos alertas reencaminhados para as áreas municipais responsáveis pela resolução dos problemas reportados. Trata-se de uma plataforma objetiva, intuitiva e rápida, que exige a identificação do autor da reclamação para ajudar na resolução da mesma. Isto é possível graças ao sistema Infracontrol onde essas comunicações, para além do sítio da câmara, podem ser efetuadas facilmente através de telemóvel ou tablet, bastando para isso descarregar as aplicações gratuítas, tanto para dispositivos Android (disponível na loja Google Play) e Apple iOS (disponível na App Store). Esta aplicação móvel, além de permitir juntar instantaneamente fotos tiradas ao local da ocorrência com o telemóvel, nos dispositivos equipados com GPS permite a comunicação imediata da localização do mesmo. Caso o dispositivo não possua esta funcionalidade, existe sempre a opção de identificarmos e marcarmos manualmente no mapa o ponto em questão.

 

NOVA FORMA DE DIAGNÓSTICO MUNICIPAL

 

Apresentado publicamente na comemoração do feriado municipal - onde foram inaugurados o Balcão Único e o Espaço do Cidadão - o Montalegre Alert foi explicado aos presentes pelo técnico da Câmara de Montalegre, José Alves, que destacou a importância desta nova ferramenta no acesso à «comunicação de ocorrências e anomalias públicas». Entre as inúmeras vantagens, está o acompanhamento de todo o processo: «além de podermos indicar no mapa onde está a ocorrência, podemos seguir todo o processo ao sermos alertados tanto por sms como por email e também podemos interagir». Uma nova forma de diagnóstico municipal que irá desvendar os «pontos críticos» que obrigam a intervenção ao mesmo tempo que pode servir de «pressão a entidades externas» para que a celeridade na resolução dos problemas seja mais efetiva.

Refira-se que a Infracontrol AB é uma empresa sueca, líder de mercado nos países nórdicos, sendo fornecedor da aplicação de comunicação digital de reclamações de praticamente 100% dos municípios da Suécia, Noruega e Finlândia. Montalegre encontra-se entre os seis municípios pioneiros da implementação desta plataforma em Portugal.

Outras notícias