02/07/2020
18:23:02
SinalTV - Canal MEO 500520
03-06-2020
Sociedade

MONTALEGRE: 30 mil trutas vão repovoar rios e ribeiros

MONTALEGRE: 30 mil trutas vão repovoar rios e ribeiros

30 mil alevins, vulgarmente conhecidos por trutas fário, foram lançados ao rio Cávado, na zona de Caldeirões, na terceira e última fase de repovoamento de rios e ribeiros do concelho de Montalegre.

O município de Montalegre procedeu à terceira e última fase de repovoamento de rios e ribeiros com cerca de 30 mil alevins, mais vulgarmente conhecidos, em idade maior, por trutas fário. A operação aconteceu no rio Cávado, mais concretamente em "Caldeirões" onde uma equipa de funcionários municipais procedeu à execução do trabalho, referiu a autarquia.

Desde o início de março foram lançados alevins aos rios Cávado, Rabagão, Assureira e Beça e aos ribeiros das localidades de Montalegre: Sabuzedo, São Pedro (Contim), Medeiros, Peireses, Meixide, Amear, Linharelhos, Caniçó, Corva e Salto.

A medida surge depois da Câmara de Montalegre ter adquirido estes exemplares nos postos aquícolas/viveiros do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em Vila da Conde. De referir que os alevins foram capturados na bacia hidrográfica do rio Cávado, o mesmo é dizer que é mantido o lugar genético dos animais.

 

Outras notícias