16/10/2019
08:21:46
SinalTV - Canal MEO 500520
17-12-2018
Cultura

Ministério da Cultura financia réplica de “Guerreiro de Capeludos”

Ministério da Cultura financia réplica de “Guerreiro de Capeludos”

Réplica da estátua do Guerreiro Celta de Capeludos, em Vila Pouca de Aguiar, está a ser efetuada num atelier portuense e é financiada pelo Ministério da Cultura em cinco mil euros.

Já está em fase de execução uma réplica da estátua do Guerreiro Celta de Capeludos, que está a ser efetuada num atelier portuense.

O valor da réplica de uma estátua antiquíssima é de cinco mil euros, financiada pelo Ministério da Cultura e, conta com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar. A imitação está a ser produzida com granito da região e o material inclui poliésteres e resina para película protetora.

Uma comitiva de aguiarenses já se deslocou às instalações da empresa MCMaquetes, que está a executar a réplica e o acompanhamento está a ser efetuado por Armando da Silva, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O Guerreiro Celta de Capeludos foi doado pelo padre José Rafael Rodrigues, em 1902, a Martins Sarmento, fundador do Museu Nacional de Arqueologia e poderá ser do II século a.C. A estátua encontra-se na sala principal e é um importante tesouro nacional.

Redação com Gabinete de Imprensa CM Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias