20/10/2019
03:42:13
SinalTV - Canal MEO 500520
22-04-2014
Cultura

Milhares de pessoas no último adeus ao escritor Gabriel García Márquez

Milhares de pessoas no último adeus ao escritor Gabriel García Márquez
Gabriel García Márquez morreu na quinta-feira, na Cidade do México, aos 87 anos.
Milhares de pessoas rumaram ao Palácio de Belas Artes da capital do México para prestar a última homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez.

A cerimónia solene, que teve início pouco depois das 16:00 locais (22:00 em Lisboa), pouco depois da chegada da urna com as suas cinzas, a qual foi colocada num pedestal e rodeada por vários arranjos de rosas amarelas – as favoritas do escritor.

Os admiradores despediram-se do autor de “Cem Anos de Solidão”, passando junto à urna e tirando fotografias, enquanto se escutava música clássica, também do agrado do Nobel da Literatura.

Ouviram-se aplausos quando a viúva, Mercedes Barcha, acompanhada pelos seus dois filhos, Rodrigo e Gonzalo, formaram a primeira guarda de honra no centro cultural da capital, onde o México presta tributo aos seus ícones culturais.

Os seus quatro netos, todos em lágrimas, também se juntaram ao ato durante a cerimónia solene, em que marcaram presença os Presidentes do México e da Colômbia, Enrique Peña Nieto e Juan Manuel Santos, respetivamente.

Entre as várias coroas de flores, havia uma enviada pelo ex-presidente cubano, Fidel Castro, considerado o grande ausente da homenagem.

No exterior, milhares de borboletas de papel amarelo foram lançadas para o ar, recordando a obra-prima do realismo mágico de ‘Gabo’.

Gabriel García Márquez morreu na quinta-feira, na Cidade do México, aos 87 anos.

Fonte: IOnline

Outras notícias