21/09/2020
19:31:28
SinalTV - Canal MEO 500520
15-01-2020
Sociedade

Mercado Local de Chaves considerado como exemplo de boas práticas

Mercado Local de Chaves considerado como exemplo de boas práticas

O Mercado Municipal de Chaves foi considerado boa prática no âmbito da Medida 10 do Leader/PDR2020 “Cadeias Curtas e Mercados Locais”.

Com uma área de influência que cobre toda a região do Alto Tâmega e da vizinha espanhola de Verín, o Mercado Local de Produtores da cidade de Chaves, candidatado pelo município à Medida Leader do PDR 2020, foi considerdo como exemplo de boas práticas potencialmente replicáveis noutros territórios.

Instalado num edifício anexo ao mercado municipal, o mercado local de Chaves destina-se aos produtores locais agrícolas, pecuários, agroalimentares e artesãos.  

Através do Grupo de Ação Local, ADRAT, o mercado tem um espectro de eventuais clientes que ultrapassa os 100.000 consumidores finais.

Recentemente requalificado, o Mercado Local de Chaves pretende garantir uma maior notoriedade e estímulo à economia local e também facilitar a interação social entre as comunidades rural e urbana.

Com a melhoria das condições de descarga e de venda, espera-se com este projeto aumentar a adesão dos produtores, diversificar a tipologia de produtos expostos, captar mais e informar melhor os consumidores, alargar a área de influência do mercado, dinamizar sessões complementares de venda na época alta de produção, criar uma relação de proximidade que implica a capacidade de estar à escuta das necessidades dos consumidores e, finalmente, aumentar do número de consumidores das produções locais.

O Mercado Local de Chaves está entre os 54 projetos LEADER 2014-2020 considerados com exemplos de boas práticas para o desenvolvimento dos territórios rurais.

Fonte: Redação com ADRAT

Outras notícias