01/04/2020
23:41:44
SinalTV - Canal MEO 500520
22-01-2020
Sociedade

Mais de 650 mil euros para valorizar Caminhos de Santiago

Mais de 650 mil euros para valorizar Caminhos de Santiago

Com um investimento de mais de 657 mil euros financiado pelo Interreg o projeto Facendo Caminho visa uma promoção conjunta dos Caminhos de Santiago nas duas regiões.

O Caminho Português Interior de Santiago integra o projeto transfronteiriço que une o Norte de Portugal e a Galiza, Espanha, na promoção turística dessas regiões.

Com um investimento de mais de 657 mil Euros financiado pelo Interreg o projeto Facendo Caminho visa uma promoção conjunta dos Caminhos de Santiago nas duas regiões.

Na apresentação do projeto, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins falou na importância desse recurso patrimonial e natural transfronteiriço e na proteção e valorização dos recursos naturais. A responsável pelo turismo na Galiza, Nava Castro disse à comunicação social que depois do Caminho Francês, o Caminho Português da Costa e o Caminho Português do Interior são os mais utilizados.

Refira-se que no nosso país, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago nasceu a 17 de maio em Pedras Salgadas, tendo participado na escritura 36 entidades nacionais, entre municípios e associações, e é o Município de Vila Pouca de Aguiar que preside à primeira direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

No século IX foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago em Santiago de Compostela, Galiza, e a partir dessa altura, peregrinos de todo o mundo rumam até à catedral para venerar as relíquias do santo. Os Caminhos de Santiago são vias de intercâmbio cultural.

Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias