19/11/2018 02:21:38
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
24-10-2018
Cultura

MACNA abre portas a mais duas exposições

MACNA abre portas a mais duas exposições

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, MACNA recebe duas novas exposições. A cerimónia de inauguração terá lugar no próximo dia 27 de outubro, pelas 18h00.

“Ema Berta - A Luminosa Exaltação das Sombras” surge na sequência da doação de um conjunto de obras à Câmara de Chaves. A pintora e artista plástica Ema Berta reconheceu o potencial cultural do MACNA e o papel congregador e dinamizador que a instituição poderá vir a exercer no panorama museológico e artístico nacional e até internacional. Por outro lado, é também reconhecida a relevância da obra da artista no âmbito da pintura portuguesa do último quartel do século XX e início do século XXI.

Nesta mostra, e citando o comissário da exposição, António Augusto Joel "a pintora faz convergir nas suas obras, através de traços expressionistas e surpreendentes combinações cromáticas, universos onde se entrelaçam o sagrado e o profano, os arquétipos e a mitologia, o etnocentrismo e o multiculturalismo". 

“Três gerações da Escultura e Pintura Portuguesas” reúne trabalhos do artista flaviense Carlos Barreira e dos artistas Cristina Valadas e João Ribeiro, que apresentam alguns trabalhos paradigmáticos do seu importante e inovador discurso artístico.

De acordo com António Augusto Joel, "o escultor Carlos Barreira exibe um estudo com desenho de larga escala e diversas esculturas, características do seu rigor de pesquisa e execução e da sua arte cinética; a pintora Cristina Valadas exibe um grande tríptico sobre papel, que concebeu expressamente para esta exposição; e o pintor João Ribeiro exibe um dos seus preciosos oratórios articulados e o monumental políptico Oklahoma."

 

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

Outras notícias