17/09/2019
16:57:22
SinalTV - Canal MEO 500520
23-09-2014
Sociedade

Luís Ramos: ''A conclusão do Túnel do Marão é uma prioridade para o Governo''

Luís Ramos: A conclusão do Túnel do Marão é uma prioridade para o Governo
Contratos para a conclusão do Túnel do Marão assinados esta manhã, em Lisboa
As obras para a conclusão do empreendimento do Túnel do Marão arrancam até ao final do mês. O visto prévio do Tribunal de Contas aos contratos para execução das empreitadas vai permitir o cumprimento dos prazos e a optimização do financiamento comunitário.
“Com a obtenção do visto prévio será possível, tal como era desejo da Estradas de Portugal, dar início à construção ainda no mês de Setembro, o que permitirá a concretização da obra até final de 2015. O Governo está a cumprir o calendário com que se comprometeu, o que prova que a conclusão do Túnel do Marão é uma prioridade”, sublinha o deputado Luís Ramos, que tem acompanhado este dossier na Comissão de Economia e Obras Públicas.

A 27 de Junho de 2011, a construção da Autoestrada do Marão foi suspensa e, dois anos depois, o Governo rescindiu o contrato com justa causa, fundada no incumprimento da concessionária. No final de Fevereiro último, a empresa Estradas de Portugal lançou três concursos públicos internacionais para a construção dos acessos poente e nascente e de execução do Túnel, num valor base de 201,5 milhões de euros.
“A Estradas de Portugal decidiu não englobar toda a obra num único concurso para incrementar o potencial de concorrência, de modo a reduzir o nível de risco e garantir um menor custo público”, explica o deputado vila-realense.

No decorrer do mês de Maio procedeu-se à abertura e análise das 46 propostas a concurso, tendo sido validadas 31. “Face ao elevado interesse que estas empreitadas suscitaram junto  das empresas do sector da construção, o que se traduziu num elevado número de propostas concorrentes, foi possível garantir uma redução de 27% relativamente às estimativas iniciais de custos. O valor de investimento totaliza os 146,4 milhões de euros, o que representa uma poupança de 54,9 milhões de euros”, conclui o deputado Luís Ramos.

A construção da ligação da A4-Nó do IP4 ao Túnel do Marão, com uma extensão de 10 quilómetros, foi adjudicada à empresa OPWAY Engenharia S.A., pelo valor total de 29,5 milhões de euros. A empreitada de seis quilómetros de execução do Túnel foi contratada ao consórcio Teixeira Duarte, S.A. e EPOS, S.A. pelo valor de 88,1 milhões de euros. Já o sublanço de ligação do Túnel do Marão a Parada de Cunhos, com uma extensão de 10 quilómetros, foi entregue ao consórcio Ferrovial Agroman, S.A. e Lena Engenharia e Construções, S.A., por 28,8 milhões de euros.

A Autoestrada do Marão deverá abrir em toda a sua extensão no início de 2016, ligando a autoestrada A4 Porto-Amarante à subconcessão da Autoestrada Transmontana Vila Real-Bragança.

Fonte: Notify

Outras notícias