21/09/2020
13:28:31
SinalTV - Canal MEO 500520
09-02-2020
Politica

LÍTIO: Bloco de Esquerda quer esclarecimentos de Bruxelas sobre avaliação ambiental

LÍTIO: Bloco de Esquerda quer esclarecimentos de Bruxelas sobre avaliação ambiental

Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda (BE) defende a necessidade de uma avaliação ambiental estratégica para perceber os impactos da exploração mineira em Portugal e pede esclarecimento à Comissão Europeia.

A deputada do BE depois da visita às populações afetadas pela prospeção de lítio nos concelhos de Boticas e Montalegre, onde esteve este sábado, fez questão de dizer que “Existe uma diretiva europeia que define essa necessidade de avaliação ambiental e que pelos vistos não está a ser cumprida. Através das nossas representações a nível do Parlamento Europeu iremos solicitar um esclarecimento à Comissão Europeia do cumprimento dessa diretiva”. O BE é favorável a que exista a avaliação ambiental estratégica para perceber todos os impactos da exploração mineira em Portugal e Maria Manuel Rola defendeu que “se a nível europeu as questões ambientais são bastante reguladas pela Comissão Europeia, temos que perceber de que forma é que isso está a ser aplicado em Portugal, de forma a garantir que estamos a cumprir as leias às quais estamos vinculados”, acrescentando que: “Temos estado em contacto com associações que têm esta preocupação com a questão do lítio, fizemos já várias perguntas, sobre a prospeção suja feita nestas zonas, sobre a preservação do património da UNESCO e sobre pareceres das autarquias aos pedidos de prospeção”.

Segundo a deputada Maria Manuel Rola “o impacto ambiental da exploração será bastante danosa a nível ambiental e um estudo rigoroso a nível de impacto ambiental só poderá trazer que este espaço não poderá ser alvo de exploração. Temos aqui classificações nacionais, culturais e sociais em jogo que têm de ser consideradas nesse estudo de impacto ambiental rigoroso. A nível de provisão aquífera este tipo de explorações podem colocar em causa o alimento de uma vasta população”, concluiu a deputada em Morgado, Montalegre.

 

Paulo Silva Reis

Outras notícias