19/11/2018 02:22:05
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
30-10-2018
Sociedade

Lagares Rupestres poderão vir a ser Património da Humanidade

Lagares Rupestres poderão vir a ser Património da Humanidade

A Associação Portuguesa dos Lagares Rupestres será formalmente constituída no próximo sábado, em Valpaços, para impulsionar e preparar a candidatura dos lagares rupestres a Património Mundial da UNESCO. A acreditação dos candidatos a sócios fundadores e a subscrição da Escritura decorrerá a partir das 16:30h na Casa do Vinho.

Os lagares rupestres são estruturas escavadas na rocha usadas antigamente para produzir o vinho. É na Península Ibérica que está identificado um elevado número de lagares com particular incidência no concelho de Valpaços.

Muitos investigadores acreditam que neste território de Trás-os-Montes, no interior do país, a produção de vinho pode remontar à época pré-histórica.
Nesse sentido, o município valpacense tem promovido vários encontros transfronteiriços para trocar informações com arqueólogos, enólogos e outros interessados e também, para preparar a candidatura dos lagares rupestres a Património do Humanidade.

Para coordenar estes trabalhos serão criadas duas associações tanto em Portugal como em Espanha. 

Em território português já nasceu a Associação Portuguesa dos Lagares Rupestres que terá sede em Valpaços e cuja assinatura da escritura será feita no próximo sábado na Casa do Vinho pelas 16:30h.

Após a acreditação dos candidatos a sócios fundadores e a correspondente entrega do diploma, segue-se a subscrição da Escritura de constituição da Associação.

Posteriormente ocorrerá uma prova de vinhos, uma degustação de produtos locais e um magusto. O evento será encerrado com a inauguração de uma exposição fotográfica de lagares rupestres do concelho de Valpaços e a projecção de um filme abordando o tema vinho. 

Está prevista a presença, além dos responsáveis locais, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e do Presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses, Eduardo de Oliveira e Sousa.   

No dia seguinte haverá uma ida ao campo para visitar lagares rupestres.

Redação com Gabinete de Comunicação CM Valpaços

 

Outras notícias