19/08/2019
01:59:11
SinalTV - Canal MEO 500520
23-07-2019
Sociedade

Kevin Pucci foi medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática

Kevin Pucci foi medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática

Aluno do 12º ano da Escola Dr. Júlio Martins em Chaves conquistou medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Matemática que decorreram em Bath, no Reino Unido.

A delegação portuguesa representada por Kevin Pucci e mais três alunos alcançaram uma medalha de prata, uma de bronze e quatro menções honrosas, nas Olimpíadas Internacionais de Matemática OIM, em Bath, no Reino Unido.

Kevin Pucci, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves arrecadou medalha de prata e David Nassauer, do 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa alcançou o bronze.

Os alunos Pedro Costa Dias (12º ano, Escola Alemã, em Lisboa), Tiago Marques (9.º ano, Colégio Internato Claret, em Pedroso), Rui Wang (11.º ano, Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro) e João Rocha (11.º ano, Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa) conquistaram quatro menções honrosas. Os resultados foram conhecidos no último domingo, dia da cerimónia de encerramento.

A comitiva portuguesa foi acompanhada pelo tutor Rodrigo Matias, da Universidade de Coimbra, UC e pela chefe de delegação da Sociedade Portuguesa de Matemática da UC Joana Teles.

Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), cinco de prata, 32 de bronze e 37 menções honrosas.

Esta é a maior competição internacional de matemática, que já conta 60 edições e reúne mais de 600 estudantes provenientes de 115 países.

O ciclo das competições internacionais em 2019 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar no México, em setembro.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Além das IMO os quatro alunos vão também representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2019 (IOI), que irão ser realizadas de 4 a 11 de agosto em Baku, no Azerbaijão.

Redação com Sociedade Portuguesa de Matemática

  • Kevin Pucci foi medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática
  • Kevin Pucci foi medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática

Outras notícias