10/12/2019
18:52:37
SinalTV - Canal MEO 500520
29-03-2017
Sociedade

Judaísmo em Trás-os-Montes discutido em Chaves

Judaísmo em Trás-os-Montes discutido em Chaves

A cidade de Chaves recebeu o primeiro simpósio sobre o Judaísmo em Trás-os-Montes, no passado dia 18 de março. Um evento científico organizado pela Associação Rotary Clube de Chaves, por intermédio do Centro de Estudos Judaicos do Alto Tâmega, CEJAT e com o apoio da Câmara Municipal de Chaves.

O seminário contou com a presença de diversas entidades e pessoas que preencheram o Salão Nobre da Associação Rotary Clube de Chaves.

Neste que foi o primeiro evento dedicado ao Judaísmo na região, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Chaves e a Associação Rotary de Chaves no sentido de promover a publicação de trabalhos judaicos e a adesão à Rede de Judiarias de Portugal.

O simpósio contou com uma visita ao centro histórico da cidade de Chaves e à “judiaria” medieval, por Luís Dias de Carvalho que deu uma aula sobre história local e sobre a presença dos judeus. 

Durante a tarde, foi a vez de Elvira de Azevedo Mea, Inês Pires Nogueiro e de Jorge Alves Ferreira ilucidarem o público sobre  a presença judaico/cristã-nova na região transmontana, o criptojudaísmo, a tentativa de resgate dos marranos transmontanos,  e também as contaminações da genética na história dos judeus.

Uma temática que suscitou curiosidade junto de académicos e da população e que decorreu durante um dia dedicado exclusivamente ao Judaísmo em Trás-os-Montes.

Fonte e Fotografias: Direção CEJAT 

Outras notícias