03/08/2020
21:20:05
SinalTV - Canal MEO 500520
08-01-2020
Sociedade

Jovem de Ribeira de Pena recebe prémio para criação de empresa

Jovem de Ribeira de Pena recebe prémio para criação de empresa

Tânia Magalhães viu recentemente o seu trabalho desenvolvido, no âmbito do concurso StartUp Voucher 2018/2019, premiado.  A jovem, natural de Ribeira de Pena, aguarda financiamento do IAPMEI para ajuda na constituição de empresa.

Entre várias ideias de negócio, Tânia Magalhães viu recentemente o seu projeto premiado pelo IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação.

A jovem, natural do concelho de Ribeira de Pena, concorreu ao StartUp Voucher em 2018, um programa de apoio a projetos de jovens entre os 18 e os 35 anos.

Após várias fases, de desenvolvimento da ideia, estudo de mercado e de criação de parcerias, Tânia Magalhães de 31 anos conseguiu desenvolver o projeto “Capacitar”. Uma plataforma online de formação para o público em geral. No fundo “pretendo com este projeto colocar ao dispor de todos, formações em várias áreas e aumentar as competências de forma a promover o desenvolvimento de profissionais”.

“Atualmente se um jovem quer tirar alguma formação tem de se deslocar a grandes centros urbanos”. A plataforma Capacitar “quer diminuir esse problema e colocar à distância de um “click” a oportunidade do público se inscrever na formação que pretende”.

Licenciada em Educação e com Mestrado em Educação de Adultos a jovem irá receber um prémio monetário de dois mil euros para ajuda na criação da sua própria empresa. Garante que após receber o financiamento vai dedicar-se à criação de um site, ao contacto com as parcerias criadas até ao momento com empresas, oferecer um serviço gratuito/pago ou pós laboral  para analisar a viabilidade do projeto, e mais tarde fazer a própria divulgação das formações.

Para o desenvolvimento da ideia de negócio, a jovem ribeirapenense contou com o apoio da Incubadora ADRAT, Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

O StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

Esta medida destina-se a projetos que beneficiem as regiões NUT II - Norte, Centro e Alentejo ou NUT II - Lisboa, admitindo-se a realização de ações fora das mesmas desde que beneficiem a economia daquelas regiões.

O regulamento do concurso prevê uma bolsa mensal de 691,70 euros para desenvolvimento do projeto empresarial, acesso a serviços de mentoria e acompanhamento, um prémio de avaliação intermédia de 1500 euros e um prémio de concretização de 2000 euros, para a constituição da sociedade comercial, desde que cumpridas com nota positiva as duas avaliações intercalares e restantes requisitos em termos de prazo.

Fonte: Redação

Outras notícias