12/12/2019
15:10:20
SinalTV - Canal MEO 500520
23-10-2019
Cultura

Jovem de Boticas vence Prémio Literário

Jovem de Boticas vence Prémio Literário

Rui Damásio, de 28 anos e natural de Alturas do Barroso no concelho de Boticas, foi o grande vencedor do Prémio Literário Germano Silva 2019.

A história “A Senhora Professora” de Rui Damásio foi a selecionada, entre 30 histórias apresentadas, na 2ª edição do concurso Literário Germano Silva 2019. Com esta distinção, o jovem escritor Rui Damásio vai ver a sua obra editada em 300 exemplares.

O romance “A Senhora Professora” tem início no ano de 1937 e retrata a história de três personagens principais: a professora Isaura Lopes, nascida no seio de uma família rica na fictícia aldeia transmontana de Montes Verdes e regente numa escola primária do Estado Novo, um jovem acordeonista ladrão, que se vê obrigado a instalar-se com a família numa aldeia desconhecida para fugir do seu passado, e a sétima filha de um casal de agricultores, cedida pelos pais para ser criada por familiares, e que cresceu no meio da abundância, sob a opressão de uma madrinha controladora e lunática.

Os infortúnios e motivações de uma professora deslocada do seu tempo são a força motriz da narrativa, baseada nas tradições de um Portugal rural e antigo, onde as personagens que se cruzam com os protagonistas, são o espelho de um país que já não existe, mas cujos ecos ressoam até hoje.

O concurso é promovido pelo Rotary Club de Penafiel e visa premiar obras de jovens escritores.

Fonte: CM Boticas

Outras notícias