02/04/2020
03:14:37
SinalTV - Canal MEO 500520
31-07-2014
Cultura

I Fiadeiro de Contos em Pitões das Júnias

I Fiadeiro de Contos em Pitões das Júnias
Pitões das Júnias, uma das mais turísticas freguesias do concelho de Montalegre, promove de 8 a 10 de agosto, o primeiro "Fiadeiro de Contos". 
Seis contadores de histórias vão animar os serões da aldeia, concentrados no largo do Eiró e no forno do povo, onde ainda se coze o pão. O evento conta com o apoio da Câmara de Montalegre, Ecomuseu do Barroso, Associação para o Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e Embaixada de Espanha.
«Considerada um bom instrumento de integração social, a cultura tem um importante papel no desenvolvimento local, representando uma peça fulcral na educação, na fixação das pessoas nas suas localidades e no aumento da sua autoestima.
A sua presença num determinado território, cria um estímulo para a forma de encarar o dia a dia, ao dar mais representatividade à vida da comunidade local, promovendo e fortalecendo os laços entre as pessoas e sendo ainda um meio de atrair visitantes, contribuindo assim para o enriquecimento socioeconómico da região em que se insere. É neste contexto que surge a criação do I Fiadeiro de Contos».

Fonte: Gabinete de Comunicação da CM de Montalegre

Outras notícias