17/09/2019
13:23:54
SinalTV - Canal MEO 500520
13-06-2014
Cultura

Hoje é "Sexta 13"! Todos a Montalegre!

Hoje é Sexta 13! Todos a Montalegre!
Estão todos convocados para "A Chamada", espetáculo da "Sexta 13" de Montalegre. Uma noite que promete ser grandiosa na zona histórica da vila barrosã. ser preparado para esse dia. Uma noite que promete ser memorável e surpreendente sob o lema "A Chamada", ritual de encenação ao qual estão todos convidados.

«A guerra entre o bem e o mal é travada há milhões de anos, de forma secreta e dissimulada para os humanos.

O confronto entre as forças, tem em Montalegre um papel decisivo, já no seu Castelo se encontra a Boca do Inferno, porta de entrada para o mundo humano das forças malignas.

Desde sempre, que a vila de Montalegre é a reta final de batalhas ferozes entre o bem e o mal, a fim de impedir a passagem a demónios e espíritos malignos.

Os guerreiros bravios de Montalegre,

defendem a ponte contra Belzebu, guiados pela bruxa iluminada, que ascende de 13 em 13 anos.

Sexta 13 de 2014, uma noite comum para os mortais, mas uma noite decisiva para os Anjos da Morte, Guerreiros de Lúcifer que planeiam derrotar o Arcanjo Miguel,

impedindo a ascensão de Aurora, a bruxa iluminada e finalmente conquistar o Castelo e o Mundo».

 

Hoje é sexta-feira 13. A única do ano. Um acontecimento que volta a encher a vila barrosã e a região de amantes pelo oculto. Uma noite singular que continua em crescendo e a bater todos os recordes de público. Para esta edição de Junho, além do espetáculo, a organização quer fazer de Montalegre «um centro de eventos do país», argumenta David Teixeira, vice-presidente do município de Montalegre. Nesse sentido, foi lançado um desafio a várias autarquias para colocarem na Praça do Município o que de melhor carateriza cada concelho. A ideia, defende o autarca, «é trabalhar em rede, divulgando cada um o que entende ser mais representativo». Este repto é estendido às lojas e agentes económicos do concelho para «responderem à chamada», numa clara alusão ao título do espetáculo desta próxima "Sexta 13" que promete voltar a colocar o povo fora de casa ao mesmo tempo que assume, com autoridade, o carimbo de ser o evento que oferece o maior espetáculo de rua de Portugal.

 

"A CHAMADA"

Em Montalegre, Sexta13 significa bem mais que uma superstição ou tradição. Cada passagem no calendário demarca mais um ritual de libertação espiritual e afirmação no contexto nacional e além-fronteiras. A celebração está focada nos azares, bruxedos, contos, lendas e locais sombrios da memória que nos confundem os passos e escurecem a lógica. O visitante é desafiado a percorrer estradas que o separam da realidade e, lentamente fica envolvido numa paisagem mística, pintada a verde, modelada por vales e montanhas, tão penetrante como os medos que mais tarde enfrentará. Assim que no horizonte se distinguirem os contornos do castelo, 6 bastiões adornados com as cores do inferno preparam os olhos para o detalhe desconcertante de uma vila envolta num véu de mística e superstição. A música, o teatro, a representação e a personificação do terror criam uma variedade de espetáculos incontáveis. A entrega dos visitantes à crença reforça o ambiente e aqueles que se estreiam, a par dos mais crentes, dificilmente conseguem separar o espontâneo do preparado, alinhando num jogo de infinita dúvida. A noite celebra o expoente máximo com a carismática sabedoria do “Padre Fontes” que, em palco, proclama o esconjuro, queima os males e liberta o azar e medo do sobrenatural. Palavras mágicas que apaziguam as almas e as mantêm seguras até à “queimada” seguinte. O sexto mês do ano recebe a única Sexta13 do calendário e espera-se que ninguém falte “À Chamada”.

Recursos Humanos

Aurora /Guerreira da Luz

5 Guerreiras da Luz / guerreiras do gelo

5 Artistas aéreas

Cornélio (Mágico)

Belzebu

Morgana

Arcanjo Miguel (Bruxo Queiman)

2 Magos/Demónios

8 Percussionistas / sombras chinesas

5 Manipuladores de Fogo

Total de artistas - 30

 

Equipa de Produção

1 Produtor

1 Coreógrafo

1 Encenador

2 Cabeleireiras

2 Caracterizadores

2 Guarda Fatos e 1 assistente

3 Técnicos de Montagens

1 Técnico de rigging

4 Coordenadores

Total de produção: 17

 

Estruturas

Esfera com rigging

Livro Gigante de Magia

Gaiola com rodas

Estrutura aérea Bruxa Morgana

Palco aéreo Pirâmide

Produção de 8 tambores de fogo

Produção de Figurinos e acessórios para o espetáculo, ensaios e estúdio de gravação.

Andaime com licras

2 Máquinas de Neve


Fonte: C.M. Montalegre

Outras notícias