22/11/2019
01:54:05
SinalTV - Canal MEO 500520
15-05-2015
Cultura

«Herança e Afetos» no Ecomuseu de Barroso

«Herança e Afetos» no Ecomuseu de Barroso

A sede do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, acolhe de 30 de maio a 29 de junho uma exposição com o título "Herança de Afetos". Em exibição estarão 25 quadros que resultam do concurso de fotografia de 2013 implementado no quadro da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA), criado e realizado desde 1991, no decorrer da realização do referido certame.

 

O Ecomuseu de Barroso associou-se à Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde de onde resultou a cedência da exposição "Herança e Afetos" para o concelho de Montalegre. Da olaria figurativa à cerâmica, do têxtil ao trabalho do vidro, dos bordados às rendas de bilros, passando pela filigrana, ao trabalho da pedra sabão, latoaria e muitos outros, são uma multiplicidade de saberes e artes tradicionais, que mapeiam o território de norte a sul do país, passando pelas regiões Autónomas do Açores e da Madeira, registadas por fotógrafos amadores e profissionais. Falamos de um apanhado de 25 quadros que resultam do concurso de fotografia de 2013 implementado no quadro da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA), criado e realizado desde 1991, no decorrer da realização do referido certame. Os objetivos deste concurso e exposição passam por «contribuir para a valorização das artes e ofícios tradicionais portugueses, enquanto património cultural, através da dimensão estética, documental e pedagógica da fotografia». Ao mesmo tempo, é intenção desta iniciativa provocar «promoção, dinamização e dignificação da atividade artesanal e dos seus obreiros, enquanto criadores de riqueza e guardiões de artes e saberes que integram a nossa identidade e contribuindo paralelamente para diversidade das expressões culturais, protegidas e promovidas pela convenção da UNESCO, celebrada em Paris em 2005.
Os trabalhos expostos são uma seleção entre as 500 fotografias apresentadas na 23.ª edição do concurso "Fotografia FNA", que anualmente se realiza durante a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA) e que em 2015 decorre de 25 de julho a 9 de agosto. A este propósito, refira-se que em 2013 este concurso teve a participação de cerca de 600 trabalhos, apresentados por 101 concorrentes. Destes trabalhos, o júri do concurso, constituído por António Maria Gomes, Fotógrafo; António Sousa Alves, Professor; Bernardino Castro, Diretor do Centro Português de Fotografia, Carlos Mendes Pereira, Fotógrafo e Professor; Eduardo Gageiro, Fotojornalista; José Pedro Martins, Professor e Fotógrafo Amador e Marco, Fotógrafo e Artista Plástico, selecionaram 50 fotografias que dão origem a duas exposições para itinerância. 
 
«FOTOGRAFAR PARA QUEM?»
 
Tratando-se de uma exposição fotográfica, além da mostra, os visitantes podem assistir à projeção vídeo do colóquio "Fotografar para quem?" com a participação do fotojornalista Eduardo Gageiro, Maria do Carmo Serén, historiadora e investigadora do CITCEM e crítica de arte e fotografia, Olívia Marques da Silva, doutorada em fotografia e diretora do Departamento de Fotografia, Cinema, Audiovisual e Multimédia, ESMAE e de Miguel Coelho, arquiteto, professor de fotografia no IPF e membro da comissão científica do curso de pós-graduação em Fotografia da 'Alquimia da Cor.
 
TRABALHOS EXPOSTOS
 
A TEIA, de António Tedim - AI CHEGA, CHEGA A MINHA AGULHA, de Igor Martins - ARGENTINA EM LETRAS, de Carlos Ribeiro, ARTE DO POVO - de Calos Ribeiro, ARTES TRADICIONAIS - de Ricardo Silva, BABILÓNIA - de Egas Amaral, CENÁRIO URBANO - de Daniel Pinto, CURIOSOS - de Helena Batista, DE VOLTA À INFÂNCIA - de Ricardo Silva, DURA ARTE - de Carlos Ribeiro, ESCULPINDO - de António Tedim, TEAR POR DENTRO - de João Cunha, JANELA INDISCRETA - de António Magalhães, MÃO DE MESTRE É UNGUENTO - de Pedro Martins, MÃOS SÁBIAS - de Sara Marques, MÁSCARO - de Helena Flores Artesão, MULHER TRANSMONTANA - de Carla Carneiro, MULTIDÃO - de Gorete Cerdeira, O BRINCO - de António Tedim, ON FIRE - de Ana Vilaça, PAUSA - de Catarina Costa, TALHA DO CRISTO CRUCIFICADO - de Francisco Lazcano, TEAR - de Paulo Marta, VIDA MOLDADA - de Bruno Vilaça.

Fonte: CM Montalegre

Outras notícias