31/03/2020
22:40:10
SinalTV - Canal MEO 500520
02-12-2016
Sociedade

Grupo de Chaves da Amnistia Internacional assinalou Dia Internacional contra a Pena de Morte

Grupo de Chaves da Amnistia Internacional assinalou Dia Internacional contra a Pena de Morte

Celebrou-se, no passado dia 30 de novembro, o Dia Internacional “Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte“, uma iniciativa organizada pelo Grupo de Chaves da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, com o apoio do Município de Chaves.

No âmbito desta campanha internacional contra a pena de morte, o largo do Pelourinho voltou a iluminar-se, tal como o fizeram muitas outras cidades portuguesas e estrangeiras, como forma de demonstrar a sua oposição à pena capital e declarando-se a favor da vida. Este ano, o evento contou ainda com a participação do grupo “Pontas Soltas“, que declamou e recitou textos sobre os Direitos Humanos.

O Dia Internacional “Cidades pela Vida - Cidades Contra a Pena de Morte” celebra-se todos os anos no aniversário da primeira abolição da pena de morte no mundo, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana (Itália), a 30 de novembro de 1786.

Desde 2002, cerca de 2000 cidades de vários pontos do mundo já se juntaram à celebração deste Dia Internacional. As cidades que se associam a esta iniciativa global de defesa dos direitos humanos são convidadas a iluminar um edifício público ou um monumento histórico, como forma de assinalar a sua luta por um mundo melhor e a favor da vida.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

Outras notícias