24/07/2019
04:54:47
SinalTV - Canal MEO 500520
17-09-2014
Economia

Governo e parceiros discutem subida do salário mínimo esta quarta-feira

Governo e parceiros discutem subida do salário mínimo esta quarta-feira
Discussão será feita no âmbito do grupo de trabalho específico para este tema, criado na Concertação Social.
Os representantes do Governo e dos parceiros sociais reúnem-se esta quarta-feira para discutir o aumento do salário mínimo nacional, no âmbito de um grupo de trabalho específico para este tema, criado na Concertação Social. 

O aumento do salário mínimo nacional não fazia parte da ordem de trabalhos da última reunião de Concertação Social, que se realizou no dia 9, mas as duas centrais sindicais colocaram o assunto à discussão para reafirmar as suas reivindicações. 

A CGTP considerou que "estão reunidas todas as condições económicas e sociais para que a actualização do salário mínimo tenha efeitos imediatos, pelo que não há razões nem desculpas para novos protelamentos". 

A central sindical defende uma proposta de evolução progressiva do salário mínimo até ao início de 2016, de modo a fixar esta remuneração nos 540 euros em Janeiro de 2015 e nos 600 euros, um ano depois. 

A UGT diz que esta é uma questão prioritária e reivindica um salário mínimo de 500 euros retroactivo a 1 de Julho. Para Janeiro de 2015 o valor proposto é de 510 euros. 

As confederações patronais não se têm manifestado favoráveis a um aumento da remuneração ainda este ano. Actualmente, o salário mínimo é de 485 euros. 

Fonte: Rádio Renascença

Outras notícias