20/10/2019
03:45:33
SinalTV - Canal MEO 500520
21-10-2016
Desporto

GD CHAVES VS FC PORTO: Uma história que se repete

GD CHAVES VS FC PORTO: Uma história que se repete

Depois de ter eliminado o União da Madeira, o GD Chaves joga em casa frente ao FC Porto, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, cujo sorteio se realizou esta sexta feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. Jogos estão agendados para 20 de novembro.

A história repete-se! Estávamos na época 2007/2008, mais precisamente a 7 de dezembro,  quando o Grupo Desportivo de Chaves recebia o Futebol Clube do Porto, curiosamente, também à 4ª eliminatória. 
No banco dos flavienses a orientar sentava-se António Borges, no outro, o professor Jesualdo Ferreira. A partida terminaria com uma vitória dos dragões por 2-0 com golos de Hélder Postiga e Adriano Louzada. A época terminaria com o Porto campeão e o Sporting com a Taça de Portugal. Já o GD Chaves por um ponto não alcançou a subida à então Liga Vitalis.  
2009/2010. A época do antagonismo e da instabilidade. Os flavienses, que viram passar pelo banco técnico três treinadores (Ricardo Formosinho, Nuno Pinto e Tulipa) voltam a defrontar, a 16 de maio de 2010, o Porto, no Estádio Nacional no Jamor, na derradeira final da prova rainha do Futebol Português. Jesualdo Ferreira voltaria a levar a melhor e a vencer o troféu, depois do 2-1 no final dos 90 minutos. Guarín e Falcao marcaram para os azuis e brancos, Clemente fez o golo de honra dos flavienses.
Um feito extraordinário para o clube transmontano e que elevou o nome de uma cidade e de uma região em êxtase. Feito que ficou “manchado” pelo final de época “trágico” do GD Chaves, com a despromoção dos escalões profissionais. 
Nove e seis anos depois, ditou a sorte que, Grupo Desportivo de Chaves e Futebol Clube do Porto, se reencontrariam no Municipal para a 77ª edição da Taça de Portugal. Mas no entretanto, a história conta que muita coisa mudou. Principalmente por terras flavienses. Depois de 2010/2011, e dos graves problemas financeiros, o emblema azul e grená renasceu das cinzas e regressou aos escalões profissionais na época 2013/2014, para a II Liga e três épocas depois ascendeu ao patamar máximo do futebol português, onde se encontra, pelos comandos de Jorge Simão, na 5ª posição com 12 pontos e invicto nos jogos fora, até ao momento. 
Grupo Desportivo de Chaves e FC Porto defrontam-se por terras transmontanas a 20 de Novembro, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, ainda sem hora marcada, um mês antes do confronto para a 14ª jornada da Liga NOS. 
Apesar do sorteio e do claro favoritismo da equipa de Nuno Espírito Santo, os Valentes de Jorge Simão já deram provas que não olham ao adversário quando chega a hora de tomar conta do jogo e, depois do regresso à I Liga, e com os holofotes apontados para Trás-os-Montes, nesse domingo, 20 de novembro, com certeza quererão escrever mais uma página na história do GD Chaves e do futebol português. 

Redação

Foto: Fernando DC Ribeiro in "Chaves - Olhares sobre a cidade"

Outras notícias