17/10/2019
10:53:32
SinalTV - Canal MEO 500520
05-11-2014
Economia

Fórum do Interior discute combate à degradação económica e social

Fórum do Interior discute combate à degradação económica e social

Despovoamento, envelhecimento da população, desemprego crescente, falta de oportunidades de trabalho, dificuldade de fixar a juventude, isolamento, altas taxas de pobreza, difícil acesso aos serviços básicos, estes são alguns dos traços comuns aos territórios de baixa densidade e que traduzem a sua degradação económica e social. Porém, todos os estudos e diagnósticos apontam também um conjunto diversificado de recursos para o desenvolvimento que estes mesmos territórios encerram.

 

O II Fórum do Interior vai-se debruçar, mais uma vez e como é sua missão, sobre esta realidade e as formas de a contrariar. Durante dois dias, académicos/as, estudiosos/as de várias universidades do país, autarcas, decisoras e decisores políticos, dirigentes e técnicos/as associativos vão discutir, refletir e avaliar experiências, tentando desbravar caminhos e apresentar propostas para a sustentabilidade e a viabilidade económica e social dos territórios mais despovoados do interior do país.

Em cima da mesa, nas diversas sessões, estarão as estratégias e as políticas para a revitalização do interior, a participação das populações, empresários/as, autarcas e demais atores nos processos de desenvolvimento, a importância da agricultura familiar nas dinâmicas rurais, a economia local, o papel dos serviços públicos, dos municípios e das comunidades intermunicipais, entre outros temas.

Sob o lema, Pensar e Agir para a Sustentabilidade dos Territórios de Baixa Densidade, o II Fórum do Interior decorrerá em Vila Real, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), nos dias 7 e 8 de Novembro. O Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, estará presente na abertura dos trabalhos. Neles participarão vários autarcas, nomeadamente os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Real, Idanha-a-Nova, Fundão e Mondim de Basto, a Coordenadora da Rede Rural Nacional, o Presidente da CCDR Norte, o Reitor da Universidade da UTAD, o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, e académicos da UTAD, INIAV e Universidades de Aveiro, Minho, Beira Interior, Lisboa/IGOT, Évora, Algarve e ISCTE e outras instituições, como a CASES, a Agência para o Desenvolvimento e a Coesão, a CIM Douro e a BALADI.

O II Fórum do Interior é organizado pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD

Outras notícias