18/09/2019
16:16:02
SinalTV - Canal MEO 500520
27-03-2015
Cultura

Folar é o rei em Valpaços este fim de semana

Folar é o rei em Valpaços este fim de semana

XVII Feira do Folar começa hoje.

De 27 a 29 de Março, o Pavilhão Multiusos de Valpaços abre as portas à XVII edição da Feira do Folar. A iniciativa é do Município e tem por lema promover os produtos locais e valorizar a gastronomia regional.

É o maior evento gastronómico realizado anualmente em Valpaços e na região. Um certame que serve de montra ao que de melhor se produz no concelho nesta altura do ano. A apresentação da edição 2015 foi apresentada aos jornalistas na passada terça-feira, 17 de Março, em Conferência de Imprensa. Para o autarca Amílcar Almeida, as expectativas são sempre as melhores de ano para ano. “As expectativas são sempre as melhores e, ano após ano, não saem defraudadas, pelo contrário, são superadas. Cada vez mais pessoas nos procuram para participar, mais órgãos de comunicação dão destaque ao evento, maior é o volume de negócios realizado e o número de contactos comercias, que depois permitem, durante o ano, manter a produção”, referiu.

Um maior número de expositores que no ano passado, cerca de 100, todos oriundos do concelho, darão a provar o folar tradicional, folar de padaria, fumeiro, bolo podre, frutos secos, mel, vinho, azeite, a mais variada doçaria, entre muitas outras iguarias.

Na tenda destinada à restauração, estarão à disposição do visitante seis restaurantes e tasquinhas, que permitem no recinto da feira saborear os pratos típicos do concelho e este ano com a novidade de a refeição ser acompanhada de fado ao vivo. 

“Com esta iniciativa, o Município procura promover a gastronomia em várias vertentes, como sejam preservar a tradição e a identidade da cozinha regional, bem como valorizar o seu estatuto de produto turístico e património cultural”, acrescentou o Presidente do Município.

O fim-de-semana gastronómico visa, também, incentivar o consumo de produtos locais, contribuindo para a dinamização das empresas em atividade no concelho.

A Feira do Folar de Valpaços compreende, paralelamente, um programa diversificado com a presença da RTP “Aqui Portugal”, sábado, dia 28, em directo das 14:00 às 20:00, grupos musicais, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, concertinas, várias sessões de show cooking, apresentações de livros, entre outros.

As provas desportivas também já ganharam terreno na Feira do Folar, tendo lugar o Raid TT “Rota do Folar”, nocturno e diurno, Encontro Nacional de Caminheiros “Trilho do Folar”, Prova do Cão Coelheiro e Circuito Interclubes – Prova de Tiro aos Pratos.

De destacar ainda que este ano, a organização irá contar com uma equipa multidisciplinar externa, que fará o seu papel no que concerne à fiscalização dos produtos vendidos na feira, tendo como objectivo a garantia da qualidade que faz desta feira um enorme sucesso.

O filme promocional “Valpaços Capital do Folar 2015”, que o Município produziu e em poucos dias atingiu as 7.500 visualizações (https://www.youtube.com/watch?v=EFdVETlpHYc&feature=youtu.be), encerrou a reunião com os jornalistas.

As portas do evento organizado pela Câmara Municipal de Valpaços, com o apoio da EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, abrem-se na sexta-feira, dia 27 de Março, às 14:00 horas, estando a inauguração oficial marcada para as 15:30 horas.

Fonte: CM de Valpaços

  • Folar é o rei em Valpaços este fim de semana

Outras notícias