16/10/2021
23:02:13
SinalTV - Canal MEO 500520
15-04-2014
Sociedade

Folar de Chaves em destaque durante três dias

Folar de Chaves em destaque durante três dias
Arranca na próxima quinta-feira mais uma Feira do Folar de Chaves, onde, durante os três dias que antecedem a Páscoa (17, 18 e 19 de abril) 30 expositores locais se reúnem para mostrar o que de melhor sabem produzir: um produto regional de reconhecida reputação e qualidade, que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena identificar e proteger.
Organizada pelo Município e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, com o apoio da Associação Chaves Viva, esta é mais uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, através da projeção da marca “Sabores de Chaves”, que pretende dar especial destaque ao Folar de Chaves, cuja tradição como principal símbolo gastronómico da Páscoa se baseia num ritual de partilha, solidariedade e confraternização, profundamente carregado de significado simbólico e religioso.
Estas feiras de promoção dos produtos da terra são uma importante rampa de lançamento para novos negócios, tendo em conta que se trata de um produto comercializado o ano inteiro. Na sua essência, o evento será mais um motor do desenvolvimento económico local.
Além do tradicional e afamado Folar de Chaves, o certame - que a autarquia realiza pelo segundo ano consecutivo - contará com expositores de pão centeio, Pastéis de Chaves, compotas, mel, licores, vinho, artesanato, entre outros, dando assim ao visitante uma noção da importância da nossa herança gastronómica e cultural.

Outras notícias