16/09/2019
13:15:39
SinalTV - Canal MEO 500520
01-12-2014
Cultura

Filme de Pedro Costa entre melhores do ano

Filme de Pedro Costa entre melhores do ano

A revista Sight and Sound, do British Film Institute, classificou "Cavalo Dinheiro", do cineasta português Pedro Costa, como o terceiro melhor filme de 2014.

A tabela é liderada por "Boyhood", de Richard Linklater, e em segundo lugar ficou o filme "Adieu au langage", de Jean-Luc Godard.

O terceiro lugar é repartido entre a última obra de Pedro Costa e "Leviathan", de Andrey Zvyagintsev.

"Cavalo Dinheiro" é um dos cinco filmes portugueses que foram selecionados para a 29.ª edição do Festival de Cinema Mar del Plata, que encerra hoje naquela localidade na Argentina.

Pedro Costa, 55 anos, fez a estreia internacional de "Cavalo Dinheiro" no verão passado no festival de cinema de Locarno, na Suíça, conquistando dois prémios: O de melhor realizador e o da Federação Internacional de Cineclubes.

"Cavalo Dinheiro" volta a ser protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em "Juventude em Marcha" e que Pedro Costa conheceu na rodagem de dois outros filmes no bairro das Fontaínhas (já demolido), nos arredores de Lisboa: "Ossos" (1997) e "No quarto da Vanda" (2000).

O filme estreia-se nos cinemas portugueses a 04 de dezembro.

A partir de 2015, terá estreia comercial no Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, país onde Pedro Costa será alvo de uma retrospetiva.

Nos anos mais recentes, antes de "Cavalo Dinheiro", Pedro Costa participou no filme coletivo "Centro Histórico" (2012), composto por curtas-metragens feitas também por Manoel de Oliveira, Victor Erice e Aki Kaurismaki, fez a curta-metragem "O nosso homem" (2010) e o documentário "Ne change rien" (2009).

O júri da competição internacional integrou José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa, a realizadora Valerie Massadian, a argumentista Kallia Papadaki, a realizadora Eva Stefani e o jornalista Nikos Xydakis.

Fonte: Notícias ao Minuto  |  Foto: RPT

Outras notícias