04/04/2020
12:29:09
SinalTV - Canal MEO 500520
24-07-2015
Cultura

Festival Romano atraiu multidão a Vila Pouca de Aguiar

Festival Romano atraiu multidão a Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar e Tresminas regressaram à época romana através da quinta edição do Festival do Ouro Romano (17 a 19 de julho), que atraiu muita gente à sede de concelho e à terra onde os romanos exploraram o ouro.

Organizado pelo Município e EHATB, o festival incluiu banquete, desfile, mercado, animação e visitas guiadas ao Complexo Mineiro Romano e Centro Interpretativo de Tresminas. No primeiro dia, ao final da tarde, em Tresminas, procedeu-se à estreia oficial do Centro Interpretativo que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.
 
O Centro Interpretativo de Tresminas integra um percurso expositivo que aborda a romanização, a mineralização e a biodiversidade; realizar-se-á uma visita orientada, seguida de um banquete romano com animação.
 
No segundo dia, em Vila Pouca de Aguiar foi possível assistir a recriações históricas, demonstrações de aves de rapina, encenações teatrais, cortejo romano e, à noite, luta de gladiadores. No terceiro dia, em Vila Pouca de Aguiar e Tresminas, houve animação sociocultural e oficinas temáticas e foi possível ‘sentir o ouro’ através de um evento fotográfico romano e da visita às cortas e galerias romanas. O festival terminou com o circo romano e animação musical.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias