27/01/2020
22:03:39
SinalTV - Canal MEO 500520
30-07-2014
Desporto

Festa do ciclismo arranca hoje

Festa do ciclismo arranca hoje
A edição 76 da Volta a Portugal começa esta quarta-feira. O percurso mantém as tradicionais escaladas da Senhora da Graça e da Torre, contando ainda com outras duas chegadas de montanha: na Senhora da Assunção, em Santo Tirso, e, em estreia na prova, na Serra do Larouco, em Montalegre.
A 76ª edição da Volta a Portugal arranca esta quarta-feira, com o prólogo, em Fafe, para decidir o alinhamento da partida da 1ª etapa, entre Lousada e a Maia.

A edição deste ano continua a contar com as subidas míticas à Senhora da Graça, (4ª etapa), e à Torre, na Serra da Estrela (7ª etapa). Além destas, este ano há mais duas escaladas com grau elevado de dificuldade: à Serra do Larouco, em Montalegre (3ª etapa), um percurso em estreia, e à Senhora da Assunção, em Santo Tirso (5ª etapa).

A Volta está também de regresso a Braga, onde não passava há mais de 40 anos. A cidade terá a meta da 2ª etapa.
Para a última etapa (10ª), está reservada uma homenagem àquele que é considerado o melhor ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho. O percurso, que liga Burinhosa (em Alcobaça) a Lisboa, vai passar junto à estátua do ciclista, em Torres Vedras.

A competição conta com 16 equipas a pedalar pelo título maior do ciclismo nacional. Sete são portuguesas (OFM-Quinta da Lixa; Rádio Popular-Onda; LA Alumínios-Antarte; Louletano-Dunas Douradas; Banco BIC-Carmin; EFAPEL-Glassdrive; e a Selecção Nacional) e nove estrangeiras (Caja Rural-Seguros RGA e Burgos BH, de Espanha; Team Sttutgart e Team Stolting, da Alemanha; 4-72-Colombia, da Colômbia; Tema Ecuador, do Equador; Lokosphinx, da Rússia; Team Ukyo, do Japão; e Christina Watches-Kuma, da Dinamarca).

Fonte: Renascença

Outras notícias