20/06/2019
07:32:09
SinalTV - Canal MEO 500520
12-06-2019
Cultura

Festa Castreja atraiu milhares de visitantes a Carvalhelhos

Festa Castreja atraiu milhares de visitantes a Carvalhelhos

O Parque Aventura de Carvalhelhos acolheu no passado fim de semana, dias 8 e 9 de junho, a Festa Castreja, iniciativa que se realizou pelo quarto ano consecutivo e que se constituiu como uma recriação das vivências de outrora dos povos castrejos e romanos que estiveram na origem do Concelho de Boticas.

Foram dois dias repletos de muita animação, música tradicional, oficinas temáticas sobre artes e ofícios de outros tempos, nomeadamente a arte de trabalhar o ferro, as peles, a lã, entre outros, sendo que algumas das recriações foram encenadas por associações locais que, mais um vez, participaram e abrilhantaram este evento cultural.

À componente cultural associaram-se também a componente gastronómica, onde não faltaram alguns dos melhores produtos locais como, por exemplo, o mel e o pão centeio e a componente solidária, com a realização de uma caminhada em prol dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

Os milhares de visitantes puderam, assim, desfrutar de um fim de semana diferente, recuando no tempo e percebendo o quotidiano e as vivências dos povos castrejos e romanos.

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que “este evento visa valorizar e promover o vasto património cultural e histórico existentes no Concelho e, simultaneamente, homenagear os povos que estiveram na origem deste território”.

O autarca destacou “o empenhamento e a dedicação das associações locais em participar e manter bem vivas as tradições, usos e costumes de outros tempos”, referindo ainda que “é gratificante constatar que as nossas gentes sentem orgulho das suas raízes e continuam a valorizar o legado deixado pelos nossos antepassados”.

A Festa Castreja foi uma organização conjunta do Município de Boticas, Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e da empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).

Fonte: Gabinete de Imprensa CM Boticas

Outras notícias